Primeiro é preciso poupar e somente depois consumir

Primeiro é preciso poupar e somente depois consumir

Eu tenho feito um esforço mental enorme para entender a lógica de raciocínio que leva aqueles que estão no poder a realizarem determinadas ações.

Não consegui.

O mundo vive uma crise de confiança. Os países querem consumir sem antes produzir. Os governos insistem que o consumo estimula a produtividade. Eles sabem que todos estão endividados, mas ampliam o crédito e o prazo da dívida com a intenção de se gerar riqueza para se continuar consumindo de forma exponencial e ainda pagar a dívida futura somada aos juros.

Este discurso é aceito por apresentar solução sem sacrifício. A lógica esdrúxula prega que se você gastou em demasia e está endividado precisa passar a gastar ainda mais, pois desta forma o país não entra em recessão e gera crescimento para se continuar consumindo sem responsabilidade e com saldo suficiente para se pagar o juro da dívida. Já a dívida não se paga nunca, sempre se joga para frente.

Esta visão política é aceita por uma simples razão: ela é benéfica para todos (coloque aspas). Se você gastou demais e não pode pagar a dívida assumida não se preocupe, basta gastar ainda mais e rolar a dívida pagando apenas o juro dela.

Para e pense. Este discurso é leviano e irresponsável. Não há outra forma de equacionar as finanças quando se estourou o orçamento; se não deixando de gastar, consumindo menos, economizando, e pagando as dívidas e não somente o juro dela. Caso contrário se pagará juro eternamente, e quanto mais juro se paga menos se consume, pois parte da receita é usada para pagar o juro.

Planejamento-estrategico

Se você está atolado em dívidas e busca a ajuda de um educador financeiro para equilibrar seu orçamento, ele irá lhe instruir basicamente da seguinte maneira a) saiba exatamente quanto e para quem você deve; b) use uma ferramenta para controle do fluxo de caixa; c) crie maneiras de aumentar suas receitas; d) deixe de gastar com supérfluos e viva uma vida mais austera; e) equacione como saldar suas dívidas dentro de seu orçamento e f) aprenda a primeiro economizar para depois consumir.

Numa segunda etapa o consultor lhe conscientizará da importância da educação para a criação de riqueza e que o comprar à vista é sempre a melhor escolha, assim como da importância de formar uma reserva de emergência e de poupar e investir visando à independência financeira.

O ser humano é um câncer ao planeta. Crescemos de maneira insustentável e descontrolada. Muito se fala em desenvolvimento sustentável nos dias de hoje, mas o verdadeiro desenvolvimento sustentável é o não desenvolvimento. Temos que parar de crescer sem planejamento. As pessoas precisam parar de ter filhos sem um planejamento financeiro, emocional e educacional para a criação da criança.

Esqueça o governo. Ele não cria dinheiro, o dinheiro de um governo vem unicamente dos nossos impostos. Pare de esperar pelo Estado. Você deve pensar em usufruir menos do que colaborou. Se todos acharem que podem ter filhos e mais filhos e que a educação e a saúde deles são responsabilidades do governo a conta não fecha nunca.

Um casal com renda líquida de R$ 1.200,00 não pode ter filho. Desculpe a sinceridade, mas é impossível criar uma criança com esta quantia mensal. Ah, mas o governo tem sua responsabilidade! Mas o governo age com o dinheiro do contribuinte. E a verdade é que tem muita gente e pouco dinheiro.

Não vamos entrar na questão da má gestão deste dinheiro e de haver uma máquina pública inchada e corrupta.

Ai os argumentos são que os ricos devem contribuir para os mais pobres. Eu pergunto por quê? Ele é rico exatamente por ter se programado, por ter se planejado, por não ter tido filhos sem um planejamento. Por ter adiado o consumo presente para investir e poder consumir mais no futuro. Por ter estudado, se dedicado e gerado mais riqueza, que vale mais dinheiro por sua utilidade superior.

planejamento

Qual a lógica moral para ele ter que ajudar o pobre?

Não se faz justiça na injustiça. Não é tirando do rico e dando ao pobre que o pobre irá enriquecer.

Se você pegar todo o dinheiro dos 10% mais ricos e distribuir aos 10% mais pobres em poucos anos este dinheiro irá retornar aos antigos ricos.

Para concluir… a lógica é simples, mas de difícil execução. Pare de consumir e passe a economizar e a investir prioritariamente em educação, pois esta é à base da geração de riqueza. Só tenha filhos quanto tiver planejado como irá educá-los no sentido mais amplo possível do termo educação. Trabalhe e não conte com a ajuda de ninguém. Esqueça o governo.

O Estado e suas bolsas assistencialistas em nada ajudam a mudar a realidade do Brasil. As pessoas ao invés de aprenderem a pescar se acostumam a viver de caridade.

A igreja pregando ser contra o uso de métodos contraceptivos também em nada colabora e tem sua parcela de culpa.

A filosofia marxista de exploração do trabalhador pelo capitalista é balela. Marx afirmava que o lucro do capitalista advém da exploração do trabalho excedente que ele expropria do empregado. Mentira. O salário do trabalhador que é retirado do lucro do capitalista. O criador da riqueza produzida é o capitalista e o trabalhador é apenas uma peça desta complexa engrenagem. Sem o capitalista o trabalhador não teria salário.

O que alguns capitalistas fazem com a ajuda do governo é alienar o trabalhador. E desta conclusão vem à grande contribuição de Marx. Um curso técnico é uma alienação total. Ele prepara o jovem para ser eterno empregado da indústria.

Mas como já escrevi demais vou explanar melhor sobre este assunto em um próximo artigo.

Boa semana!