14 de novembro de 2018

Quais os cuidados necessários na hora de fazer um investimento?

quais os cuidados necessarios na hora de fazer um investimento e1540409770985 Quais os cuidados necessários na hora de fazer um investimento?

Todo cuidado é pouco na hora de fazer um investimento. Afinal, estamos lidando com recursos financeiros, ou seja, com aquilo que pode melhorar a nossa qualidade de vida e bem-estar. Assim, qualquer falta de atenção de nossa parte pode colocar isso em risco.

Sabendo disso, fizemos este texto para lhe ajudar a investir da forma correta ou mais certa possível, evitando dessa maneira os riscos que são inerentes a essa atividade. Continue a leitura deste artigo e confira!

Estude o mercado

Estudar o mercado é fundamental para conhecer a sua dinâmica. Toda empresa, levando em conta o tipo de produto ou serviço que comercializa, sofre, ao longo do tempo, altas e quedas, a depender da dinâmica de mercado, ou seja, dos fatores que influenciam a sua valorização.

Por exemplo, se deseja investir no setor primário, especificamente no mercado de frutas cítricas, vale a pena estudar, além do mercado, as condições climáticas que podem positivar ou negativar a sua produção. Fazer isso é fundamental para investir com segurança e reduzir os riscos.

Veja qual é o seu perfil de investidor

No mercado financeiro existem diversas opções de investimentos. Algumas sendo conservadoras, já outras oferecendo mais riscos. Como exemplo podemos citar dois casos: a bolsa de valores e o Tesouro Direto. Este último, ao contrário daquele, oferece opções conservadoras que dão a você a renda aproximada de quanto ganhará a partir de suas aplicações e de determinado prazo. Assim, oferece menos riscos.

Saber qual é o seu perfil de investidor, se conservador ou agressivo, pode ajudar a traçar um planejamento de investimento mais alinhado aos seus interesses e poder aquisitivo.

Defina objetivos

Como bem sabemos, todo investimento visa a um ou mais objetivos. É comprar uma casa? Carro? Fazer intercâmbio? Realizar uma viagem nacional ou internacional? Enfim, quais são os seus objetivos com as suas aplicações financeiras? Definir isso é fundamental para saber se seus investimentos estão trazendo os resultados que você almeja ao longo do tempo.

Por exemplo, se deseja comprar um apartamento de tal valor, vale a pena traçar um planejamento de investimento que seja capaz de fazer você obter a rentabilidade que precisa para realizar esse sonho.

Conheça as aplicações financeiras disponíveis

Viu que praticamente seguimos alguns passos antes de chegar a este último subtópico? Então, eles foram ordenados para garantir que você progrida em relação ao mercado de investimentos. Se você seguiu os subtópicos direitinho, ou seja, estudou o mercado e sua dinâmica, definiu o seu perfil de investidor e objetivos, então você está preparado para investir, mas antes deve conhecer as aplicações disponíveis.

Hoje existem diversas aplicações, como dissemos. Escolher a ideal, levando em consideração o seu perfil, poderá trazer uma boa rentabilidade, fazendo assim com que você conquiste os objetivos traçados.

Observou que é importante ter alguns cuidados antes de realizar algum investimento? Veja que não devemos fazer um investimento de toda forma. É preciso, como alertamos, seguir todo um planejamento com o objetivo de evitar riscos que possam prejudicar a sua vida financeira.

Gostou deste texto? Esperamos que sim! Por que não aproveita o momento e confere outros em nosso blog? Faça isso e fique informado com o que há de mais relevante no mundo dos conteúdos!

Artigos Relacionados:

Efetividade Finanças Pessoais

Outros textos de Efetividade Finanças Pessoais

Adicionar comentário