Quais as vantagens de usar o aplicativo do seu banco?

Quais as vantagens de usar o aplicativo do seu banco?

Talvez você não se lembre, mas há alguns anos era preciso ir ao banco para fazer quase todas as operações bancárias. A chegada de smartphones e tablets transformou isso em algo do passado: hoje, os bancos estão ao alcance de alguns toques na tela do celular. Somos uma sociedade móvel.

A lógica é a mesma dos sites de bancos. Desde que sua conexão de internet seja rápida e segura, é possível fazer transferências, pagar contas e verificar saldos no app. E o melhor: tudo sem enfrentar filas ou desconforto.

Uma das grandes vantagens de usar o aplicativo de banco é que as transações feitas nesses apps e o acesso a extratos e saldos são gratuitos e ilimitados. Outro benefício é a disponibilidade: a todo instante, suas finanças estão ali “dentro” do celular. Mas não para por aí. Continue a leitura e conheça mais vantagens de utilizar o aplicativo do seu banco.

O banco na palma da mão

Pode parecer clichê, mas é a melhor tradução para os aplicativos bancários. Uma pesquisa da Febraban mostrou que, em 2015, houve um aumento de 138% no uso de operações bancárias pelo celular. Pudera: hoje, 40% dos brasileiros estão conectados e há estimativas de que esse número atinja 65% até 2020.

Os serviços oferecidos variam de banco para banco. Enquanto alguns oferecem apenas o básico (consultas, extratos e transferências, por exemplo), outros têm operações mais avançadas — do leitor de códigos de barras, que facilita pagamentos, ao depósito de cheques sem precisar ir a uma agência, passando pela programação de saques no caixa eletrônico.

Segurança é outra vantagem

Segundo especialistas, o app é mais seguro do que os navegadores de celular. Isso porque, para garantir o rápido carregamento das páginas, os navegadores guardam os dados em cache (na memória do aparelho) e isso os torna mais vulneráveis.

Além disso, a instituição financeira é a responsável direta pela criação do aplicativo e por atualizações que garantam a segurança na certificação e na autenticação de dados.

Precauções importantes

Apesar de os bancos trabalharem incansavelmente para manter seus aplicativos com sistemas de segurança robustos (que intensificam até a segurança da conta corrente), você, o usuário, deve ter suas próprias precauções.

Atente-se à hora de instalar e usar o aplicativo

O primeiro passo importante é ter certeza de que não está usando um app falso. Para isso, faça o download nas lojas oficiais (Play Store, AppStore e Windows Store) e fique atento aos selos de autenticidade do serviço (como o cadeado). Ao usar seu aplicativo de banco, passe longe de redes WiFi públicas — aquelas disponíveis em hotéis, cafés, restaurantes, livrarias e outros. Nesses locais, a chance de ter gente mal intencionada é grande.

Evite, por exemplo, o uso do seu aplicativo de banco em celulares e tablets de terceiros. Ainda que essas pessoas sejam de confiança (como familiares e amigos próximos), elas não estão imunes a ataques externos em que seus dados podem ser furtados.

Atualize sua senha

Em aplicativos com acesso por senha, o ideal é trocá-la regularmente. Em celulares que têm leitor de digitais, alguns aplicativos já funcionam usando esse dado biométrico. Um estudo de 2015 mostrou que alguns aplicativos que usam sistema operacional iOS têm brechas que podem expor as informações do usuário.

Gostou de conhecer melhor as vantagens de usar o aplicativo do banco? Então siga a gente nas redes sociais e fique sempre por dentro das nossas novidades.