Qual a importância de planejar as finanças pessoais?

Qual a importância de planejar as finanças pessoais?

Controle de gastos, possibilidade de investimentos e prevenção contra imprevistos: conheça as características do planejamento financeiro.

Ter controle financeiro é ser dono do seu dinheiro. Veja como o planejamento econômico influencia na sua vida.

A educação financeira, no mundo atual, torna-se cada vez mais necessária. Com contas fixas e variáveis a pagar, compra de produtos de primeira necessidade, poupança para atingir objetivos e investimentos que fazem o dinheiro crescer, as finanças pessoais precisam de uma atenção especial de cada um para gerir seus dividendos da melhor forma possível.

Mesmo com todas essas características, várias pessoas ainda negligenciam este tema e, consequentemente, afundam-se em dívidas ou trazem problemas que seriam facilmente contornáveis com uma boa educação financeira. Pensando nisso que apontamos a importância de planejar as finanças pessoais. Veja.

Controle financeiro

O planejamento das finanças pessoais vai redundar em algo que é imprescindível: o controle financeiro. A partir deste ponto você poderá tomar as ações com base naquilo que possui, evitando que gaste mais do que deve e, consequentemente, contraindo dívidas que depois se tornarão onerosas de serem pagas – e que comprometem valores que você poderia poupar.

Planejar-se nas finanças pessoais é saber de onde vem e para onde vai o dinheiro não apenas quando recebe o salário, por exemplo; mas, entender o montante total que tem para pagar contas, comprar produtos necessários ao nosso cotidiano (alimentos, higiene, entre outros) e ainda investir para construir um patrimônio.

Resguardar-se contra imprevisto

Você já deve ter passado ou conhece alguém que passou por essa situação: uma doença repentina pede remédios e tratamentos com valores significativos para a renda pessoal do paciente. Este é um exemplo clássico de imprevisto e que mostra a importância do planejamento das finanças pessoais.

Contratempos nunca avisam quando chegam e estar preparado para isso é essencial para não sofrer nenhum aperto. Sabendo disso, organizar-se financeiramente contribui para que nenhum imprevisto possa comprometer o dinheiro que você tem disponível, permitindo um cenário mais tranquilo para você (e para o seu bolso).

Planejar é fazer seu dinheiro render

É possível unir o útil ao agradável: quando você tem o planejamento das suas finanças pessoais poderá desde guardar dinheiro para objetivos a curto prazo até fazer investimentos pensando no seu futuro. Colocar tudo na ponta do lápis – ou na sua planilha, aplicativo ou programa de controle financeiro pessoal – fica mais fácil entender o quanto você terá de recursos em determinado período.

Com o tema investimentos em alta é possível, não apenas ter o controle das finanças, como também, fazer com que seu dinheiro trabalhe para você – e isso sem precisar mover um músculo, apenas aportando nos melhores investimentos de acordo com o seu perfil.

Finanças pessoais são como a sua saúde

Lembra quando citamos o exemplo de enfermos que necessitam de remédios? Então você precisa fazer novamente essa analogia para entender a importância de planejar as finanças pessoais: a saúde financeira é como nosso organismo – necessita de bons hábitos para se fortalecer e evitar que doenças, como dívidas, apareçam.

Com os recursos tecnológicos fica mais fácil cuidar da sua saúde financeira: inúmeros aplicativos, livros de educação financeira, conteúdos na internet (como do nosso blog) e ferramentas que auxiliam no seu controle de gastos e ganhos permitem que você possa se planejar e fazer com que seu dinheiro renda muito mais.

Quer ter um planejamento financeiro pessoal de forma contundente? Leia outros artigos do nosso blog e torne-se um especialista no assunto.