Quer investir em AÇÕES INTERNACIONAIS? Conheça a GEO CAPITAL, uma gestora que montou um processo único para investir em empresas globais

Quer investir em AÇÕES INTERNACIONAIS? Conheça a GEO CAPITAL, uma gestora que montou um processo único para investir em empresas globais

entenda-qual-a-importancia-do-dolar-na-sua-vida-financeira

Um tema que tem sido cada vez mais presente nas discussões sobre alocação de portfólio entre clientes e assessores de investimento é o investimento internacional, tanto pela crescente sofisticação dos investidores e dos profissionais de assessoria quanto pela importante diversificação que esse tipo de investimento pode trazer à carteira do investidor.

Ao decidir investir parte de seus recursos em ativos não brasileiros o investidor passa a estar exposto a diferentes variáveis macroeconômicas e a diferentes fatores de risco, não correlacionados aos riscos e variáveis a que estão expostos seus investimentos locais, o que, em termos de portfólio, diminui de forma sensível o risco total que o investidor corre. Você já considerou essa alternativa?

A GEO Capital é uma gestora de recursos independente dedicada exclusivamente a investir em ações de empresas globais. Diariamente, o time da GEO se dedica a encontrar empresas com modelos de negócios excelentes, a preços atrativos e visando retornos de longo prazo. A gestora faz isso através de um processo de investimento fundamentalista, disciplinado e que está em constante evolução.

Baseada em sua filosofia de investimentos, a gestora montou uma lista com alguns pontos a serem observados antes de investir em empresas globais:

##

1. Conhecer bem a empresa antes de investir

Antes de investir em ações, seja de empresas globais ou não, é essencial saber quais são as razões que motivam a escolha de uma determinada companhia. Você saberia explicar o sucesso da empresa e o que sustenta seus resultados? Trata-se de uma empresa que tem mantido altas margens de lucro ao longo da história? Como essa empresa costuma reagir em tempos de crise? A GEO acredita que entender empresas de forma objetiva e detalhada é essencial para identificar as vantagens competitivas das mesmas.

##

2. Não investir em empresas só porque estão “na moda”

Quando uma ação de uma empresa está negociando em um nível de preço acima do que nos parece justo, mesmo quando existe um forte sentimento positivo de mercado, optamos por não investir nessa empresa nesse momento. Preferimos manter recursos em caixa do que investir em empresas que já estejam “caras” por receio de não aproveitar possíveis valorizações, pois vemos um risco assimétrico entre ganhos e perdas potenciais.

 

3. Ter conforto para investir no longo prazo 

Assim como não sabemos em que momento uma boa oportunidade de investimento pode aparecer, também não temos como prever quando o retorno esperado de um investimento pode se materializar. Desta forma, pensamos sempre no longo prazo, o que na prática significa pelo menos 5 anos. O investidor que busca ganhos de curto prazo pode não conseguir encontra-los ao investir em ações.

 

4. Criar um processo que permita enxergar as oportunidades

Tenha clareza sobre as oportunidades que você busca. Na GEO, fazemos isso a partir de uma metodologia de análise baseada em parâmetros claros e pré-determinados. Decidimos estabelecer um universo de cobertura de 60 empresas, nas quais identificamos modelos de negócios com poder de preço, crescimento e cultura de dono. Esse universo restrito nos permite monitorar de maneira profunda e consistente cada empresa para constantemente validar nossas teses de investimento.

 

5. Ter disciplina para realizar os investimentos, mesmo em momentos desconfortáveis

Para obter resultados de forma consistente investindo em ações é necessário comprar as ações quando estão baratas e vendê-las quando ficam caras. Por outro lado, na prática, investir em ações que caíram, ou vender ações que subiram, pode causar um certo desconforto. Nosso processo nos ajuda a lembrar que, a despeito de um possível momento pessimista ou otimista de mercado, há uma série de critérios que nos balizam quanto à qualidade e os parâmetros de preço das empresas. Por isso, se o desconforto não é específico à realidade da empresa, mas sim um desconforto genérico do momento, confiamos em nosso processo e executamos as compras ou vendas que se apresentam.

A GEO Capital fica localizada em São Paulo e seu fundo de investimento pode ser encontrado em algumas plataformas de distribuição, como a XP, por exemplo. A gestora também costuma compartilhar os aprendizados de seu processo nas redes sociais como Facebook, LinkedIn e também em seu site (www.geocapital.com.br), onde publica suas cartas trimestrais e algumas informações sobre os fundos.