Quer tirar a sua empresa do vermelho? Siga esses 4 passos

Quer tirar a sua empresa do vermelho? Siga esses 4 passos

O sonho de todo o empreendedor é alcançar o sucesso e garantir a sua estabilidade financeira. Porém, na prática, muitas vezes, a realidade é outra. Os negócios vão de mal a pior, a empresa não possui uma boa fidelização dos clientes, as vendas estão caindo e o empreendedor não está mais conseguindo arcar com os compromissos do negócio… Os problemas parecem se multiplicar!

É importante que você saiba que essa história ainda pode ter um “final feliz”, contanto que você siga esses 4 passos para tirar a empresa do vermelho.

Quer saber mais? Continue lendo e confira!

1. Organize suas finanças

Primeiramente, você precisa se organizar para saber exatamente o que está fazendo sua empresa permanecer no vermelho.

Verifique todas as suas contas a pagar, principalmente as que estão em atraso. Analise quem são os seus credores e a quanto tempo essa dívida existe.

Feito isso, relacione todas as suas receitas, tais como as vendas a receber, dinheiro extra (venda de algum bem ou aquisição de uma herança, por exemplo), salário, etc.

Com essa organização você consegue ter uma visão mais ampla da situação financeira do seu negócio, tornando ainda mais fácil a identificação do problema, bem como a elaboração de uma estratégia para solucionar essas questões pendentes.

2. Converse e negocie com credores

Esconder-se dos credores por vergonha ou falta de dinheiro não é a solução. É bem verdade que a sua empresa passa por um momento difícil, mas isso não é motivo de constrangimento. Por isso, procure os seus credores o mais rápido possível!

Explique a sua situação e encontrem juntos a melhor solução para o seu problema.

O credor é a pessoa mais interessada em receber o seu débito, portanto, ele estará disposto a realizar um bom acordo.

3. Evite novas dívidas

Normalmente, as pessoas têm a tendência a adquirir novas dívidas só porque terminou de pagar outra. Se você quer tirar a empresa do vermelho, isso deve ser evitado.

Lembre-se de que você tem uma meta a ser alcançada e quanto mais dívidas você obter, mais difícil será de conquistar bons resultados. Compre somente o que é necessário para a sobrevivência da sua empresa, elimine os gastos desnecessários e evite novas dívidas.

4. Tenha uma reserva de emergência

Depois de pagas todas as dívidas sua empresa já começa a respirar aliviada. Agora, você precisa criar uma reserva de emergência para evitar que novos prejuízos aconteçam, os quais podem colocar em risco, novamente, a saúde financeira do seu negócio.

Como o nome já diz, esse dinheiro será utilizado somente em situações emergenciais e você não pode direcioná-lo para outro fim. Caso contrário, você terá que começar tudo de novo para conseguir tirar a empresa do vermelho.

Situações difíceis existem e você não pode se acomodar e, muito menos, desistir. Para que o seu negócio seja um sucesso, você precisa enfrentar seus problemas, identificar seus erros e eliminá-los de uma vez por todas. Busque conhecimento, pois é ele que vai destacar o seu negócio dos concorrentes. E, lembre-se: um controle financeiro eficiente é a base para fazer qualquer empresa crescer.

Agora que você já conhece quais são os 4 passos essenciais para tirar a empresa do vermelho, deixe aqui embaixo o seu comentário e conte-nos o que achou do nosso artigo! Aproveite também para deixar as suas dúvidas e experiências.