Refaça seus cálculos, pois a mamata da renda fixa acabou.

Refaça seus cálculos, pois a mamata da renda fixa acabou.

Com a maturidade econômica brasileira o retorno da renda fixa vem diminuindo ano após ano. Há não muitos eram possíveis ganhos reais de 1% ao mês. Hoje, os ganhos ficam na casa de 4,5% ao ano depois de descontar a inflação. Desconte os custos e o imposto e verá que a rentabilidade é pequena. E sinto informar que a tendência é de maior queda ainda, acredito – e espero – que teremos ganhos reais nos próximos anos na média de 1% ao ano.

Todos aqueles cálculos objetivando a formação de um montante xis daqui a 20/30 anos precisam ser revistos. Eles precisam ser adaptados à nova realidade da renda fixa brasileira. Você terá que aumentar o valor dos aportes ou se expor mais a investimentos de renda variável. Quando não as duas coisas.

O valor acumulado em renda fixa não é perfeito através da criação de riqueza, ele é gerado pela falta de educação financeira do brasileiro que gasta além do que tem e precisa realizar empréstimos.

O brasileiro investe pouco e quando investe é em caderneta de poupança. Isto porque falta conhecimento. Diversos investimentos em renda fixa são tão simples quanto à velha caderneta, mas o brasileiro não investe por falta de conhecimento, na verdade não conhecem nem mesmo a existência deles.

Gosto da renda variável por gerar crescimento econômico. Nela a rentabilidade, em regra, é criada pela criação de valor à sociedade através de produtos e serviços. Renda variável gera riqueza real para todos: investidores, sociedade e governo. É uma relação de simbiose onde todos saem ganhando. Infelizmente na renda fixa a rentabilidade nasce da exploração dos mais esclarecidos financeiramente frente aos menos esclarecidos.

O que eu lamento é a falta de incentivos do governo ao pequeno empreendedor. A carga tributária é alta e a burocracia enorme. Numa luta de boxe a concorrência se dá por pesos. Um peso pesado não concorre com um peso pena por uma questão lógica: não haveria justiça, o peso pesado possui muito mais força e assim a luta seria injusta. Um governo deve ser justo e fazer o jogo empresarial ocorrer em condições de igualdade, mas não: empresas peso pesado destroem as pesos pena.

Concluindo, a rentabilidade da renda fixa sofre uma redução natural com a maturidade de um país e de sua população. Países sérios geram dinheiro aos investidores a partir da geração de valor a uma sociedade e para isto acontecer o governo precisa ser um aliado, apoiando e não dificultando, e criando regras para a concorrência ser leal e não um massacre entre pesos diferentes.

Boa semana!

Receba nossos próximos artigos diretamente em seu e-mail assinando nossa lista, basta colocar seu e-mail na caixa abaixo.