Resiliência e o livro Outliers (Fora de Série).

Resiliência e o livro Outliers (Fora de Série).

Um dos livros que estava em minha lista de próximas leituras era o famoso Outliers de Malcom Gladwell. Interessei-me pela leitura após ler a excelente resenha no blog Valores Reais do meu amigo Guilherme.

As constatações do autor são fascinantes e nos faz refletir bastante. Durante a leitura do livro, que aconteceu durante o feriado da independência, não pude deixar de fazer associações com o conceito do termo resiliência. O termo vem da física e indica a propriedade de alguns materiais em absorverem energia quando submetidos ao estresse sem sofrer alterações. Sei que a psicologia também faz uso do termo, assim como a administração, e é o conceito desta ciência que faço uso:** profissional capaz de se moldar às diversas situações exigidas, sendo flexível, porém sem perder seus valores e a ética profissional**.

Com a cobrança e pressão por resultados rápidos impostos pelas organizações nos dias de hoje, é qualidade imprescindível ser resiliente, isto para o bem-estar profissional e consequente pessoal.

O autor ao longo das 281 páginas do livro defende a tese que sucesso é consequência, também, de fatores que fogem ao controle de seu ator, como as oportunidades econômicas, apoio familiar e questões culturais.

Aí entra a importância da resiliência para se alcançar o sucesso. Uma pessoa resiliente constrói o sucesso aproveitando as oportunidades e vencendo as dificuldades. Adversidades todos têm, a diferença é que alguns decidem seguir em frente enquanto outros estacionam e atribuem o insucesso a estas circunstâncias.

Uma importante lição que extraio do livro é que as pessoas que chegaram ao topo não esperaram para se preparar quando notaram uma oportunidade. Elas já tinham horas e horas de treinamento quando esta apareceu. Quando o mundo sorriu elas estavam prontas para abraçá-lo e assim fazer a diferença.

Ser diligente é estar sempre pronto. Que os momentos econômicos ora serão favoráveis ora não é fato. Mas o bom profissional é aquele que vê o todo, que não se limita a analisar as coisas sobre apenas uma ou algumas vertentes, ele é holístico e consegue notar oportunidades onde as pessoas comuns só veem problemas.

Ampliando o conceito do termo resiliência, podemos dizer que além de ser capaz de produzir resultados administrando o estresse, o profissional deve ser capaz de perceber a mudança e moldar-se a ela para assim prevalecer.

A história mundial nos apresenta diversos profissionais “fora de série” em todas as épocas. Tanto em momentos de bonança como de extremo estresse, como nas grandes guerras mundiais, sugiram profissionais que se destacaram, que enxergaram além do senso comum e transformaram diversidades em oportunidades.

Também não é preciso ser expectador do mundo, podendo ser seu autor. Ao invés de procurar um bom emprego porque não criar uma boa empresa, inovadora e ousada, criando assim um novo nicho de mercado.

O que é estar preparado?

O livro fala em aproximadamente 20 horas semanais de treinamento por 10 anos, o que perfaz um total de 10 mil horas de treino.

O que mais pode me ajudar?

Estudar a vida de profissionais de sucesso.

Não atribuir a fatores externos o seu fracasso, mas planejar suas ações já considerando suas limitações e dificuldades que encontrará na jornada.

Assumir responsabilidades.

Pedir ajuda.

Voltando ao ser resiliente e já finalizando, os profissionais resilientes não procuram simplesmente de adaptar ao mundo, mas o adaptam à suas necessidades; melhoraram a cada dia; possuem visão holística e se preparam de forma intensa e não superficial.

Eu ainda acrescento o bom humor e a humidade como qualidades imprescindíveis para um sucesso indelével.

Até quando se deve buscar o sucesso? Até encontrá-lo.

Boa semana!