Risco Brasil

Risco Brasil

O Risco Brasil é menor que o Risco Estadunidense. Pelo menos foi o que anunciou o Sr. Guido Mantega, ministro da fazenda, em alto e bom som no dia de ontem. Afirmo: É uma falsa verdade o que falou o Sr. Ministro.

O Risco mede a solidez do governo de um país. Indica a capacidade de ele arcar com suas dívidas. O Risco Brasil é para os próximos 12 meses de 41 pontos, enquanto o dos EUA é de 50 pontos. Mantega, se bem ouvi nos telejornais, diz que isto mostra que o governo pratica uma política econômica correta. Será?

Vamos falar sério. Ambos os países neste momento não indicam possibilidade alguma de não arcar com as dívidas assumidas, mas pensando no médio e longo prazo, qual país você acredita ser mais sólido, o mais confiável? É claro que são os Estados Unidos.

O governo através do ministério da fazenda tem comemorado qualquer anuncio sem sentido. Comemorar tal vantagem é o mesmo que um pai comemorar ter vencido o filho de 5 anos num jogo de basquete. Não faz sentido. O governo tem que estar preocupado com o controle da inflação, isto sim é assunto sério. Parar de gastar, parar de patrocinar através do BNDES o crescimento não sustentável do país. Emprestar dinheiro e aumentar sistematicamente a SELIC é algo meio sem sentido, me parece um setor jogando contra o outro. A meu ver, cabe a Sra. Miriam Belchior, ministra do planejamento, sentar e alinhar todos os ministérios, afinal, planejamento macro, pelo que eu saiba, só existe um.

Palhaçada…

Aproveitando, é uma #putafaltadesacanagem conceder isenção fiscal para a construção de um novo estádio em São Paulo. Foi falado que a prefeitura não daria dinheiro público para se construir estádio de futebol, mas isenção de imposto não é a mesma coisa? É claro que é!

São Paulo não precisa de Copa do Mundo. Como amante do futebol vou adorar poder ver a seleção jogar em minha cidade natal, mas como cidadão repudio tal atitude politiqueira.