Saiba como economizar na hora de fazer compras pela internet

Saiba como economizar na hora de fazer compras pela internet

O comércio digital vem crescendo e se consolidando cada vez mais. O primeiro semestre de 2018 apontou alta de 12,1% em relação ao mesmo período de 2017. Para o consumidor que opta pelo e-commerce é necessário saber como economizar na hora de fazer compras pela internet e aproveitar o bom momento desse tipo de comércio no país.

Há vários itens e produtos que podem sair por um preço muito menor em relação ao varejo das lojas físicas. Contudo, comprar por impulso ou não se atentar aos detalhes pode trazer o efeito oposto, fazendo gastar ainda mais dinheiro. Entenda, abaixo, como economizar na hora de fazer compras pela internet com dicas pontuais.

Utilize dos buscadores de preços

Se há uma vantagem imensurável do comércio digital – e que beneficia diretamente seu bolso – são os buscadores de preços. Eles comparam os valores dos produtos pesquisados nos principais e-commerces do país, seja de grandes marcas ou empresas específicas do ambiente digital.

O próprio Google conta, na sua barra de ferramentas, com o item ‘Shopping’. Através de funcionalidades do gênero é possível pesquisar itens novos, usados, perto do local em que está e, claro, mostrando os melhores preços, ajudando a economizar nas compras pela internet.

Promoções: saiba o momento certo de comprar

Outro método para pagar menos por um produto na internet é ficar atento às promoções. E elas surgem periodicamente, demandando apenas de um pouco de paciência e consulta rotineira do que deseja adquirir.

A sazonalidade é outro fator indispensável nas promoções: datas como a Black Friday (principalmente), Natal, Dia dos Pais, Mães e Crianças trazem descontos imperdíveis que só dependem de você para ter uma boa economia.

Cupons de desconto e cashback

Duas formas excelentes de valorizar seu poder de compra no comércio eletrônico. Os cupons de desconto são oferecidos por lojas na internet em várias situações, que abarcam o preço final do produto, possibilidade de desconto na próxima compra ou diminuição do frete.

O cashback também é uma ótima forma de economizar nas compras pela internet. A cada produto adquirido em lojas que tem essa ferramenta, você recebe uma determinada porcentagem ou valor direto na sua conta ou na futura compra. Aposte em ambos.

Forma de pagamento, descontos e juros

Cartão de débito ou crédito? Boleto? Cartão da loja? Cada forma de pagamento pode diferenciar o valor em até 10% do total – sem considerar os juros. Por isso, escolha pagar da forma que possuir o maior desconto, mesmo que para isso seja preciso acumular o valor total antes.

E, sobretudo, atente-se aos juros: um produto em determinado e-commerce pode ser mais barato que outro, mas ao parcelar as vantagens param por aí. Simule qual é o melhor método de pagamento, se fizer parcelado, para economizar na sua compra.

E o frete?

Você já levou em conta todos os fatores acima descritos. Contudo, finalizou a compra sem olhar para o frete. A consequência? Alguns contratempos. Isso porque há fretes que podem encarecer produtos que têm valores baixos, tornando-se mais caros que na loja física.

Além disso, se você optar por um frete que te entregue de forma mais rápida, poderá ter que pagar um valor ainda maior. Para economizar na hora de comprar pela internet, tenha atenção às condições do frete e opte se possível, por entregas grátis e que cumpram o prazo.

Quer economizar e potencializar seu dinheiro ainda mais? Confira outros artigos no nosso blog.