Saiba o que os especialistas falam sobre o controle financeiro empresarial

Saiba o que os especialistas falam sobre o controle financeiro empresarial

Sem dúvidas, para que uma empresa consiga gerar competitividade no mercado, é necessário qualificar e otimizar seus recursos internos. Assim, esse processo é refletido na qualidade da oferta final aos clientes da marca.

No entanto, não devemos deixar de mencionar a devida importância de uma gestão financeira eficiente. Desse modo, conseguimos otimizar nosso caixa e garantir mais oportunidades, investimentos, economia e muito mais.

Os especialistas em gestão financeira empresarial possuem opiniões fortes sobre a influência desse tipo de gestão na autoridade de marca do negócio no mercado, e é exatamente isso que iremos explorar neste post.

Continue lendo o artigo e confira opiniões dos mais influentes e famosos gestores financeiros do mercado atual:

Qual é a importância de investir em controle financeiro empresarial?

Primeiro de tudo, investir em controle financeiro empresarial é de suma importância para o sucesso de qualquer negócio, independentemente do porte ou segmento de atuação.

Veja abaixo alguns benefícios e vantagens importantes quando investimos em uma gestão financeira mais eficiente:

1. Tomada de decisões estratégicas

Tendo um controle financeiro eficiente, os gestores têm acesso a informações precisas sobre a situação financeira da empresa e podem tomar decisões mais estratégicas, como por exemplo, a escolha de investimentos, o lançamento de novos produtos ou serviços, a contratação de funcionários, entre outras.

2. Identificação de gargalos financeiros

O planejamento financeiro permite identificar com precisão os pontos críticos da operação da empresa, como os gastos excessivos, as perdas e as despesas desnecessárias.

Com essa informação em mãos, os gestores podem buscar soluções para reduzir os custos e aumentar a eficiência do negócio.

3. Prevenção de problemas financeiros

Através de um controle financeiro eficiente, é possível prever e evitar problemas financeiros, como a falta de capital de giro, o endividamento excessivo e a inadimplência. Dessa forma, a empresa consegue se planejar para enfrentar situações adversas e minimizar seus impactos.

4. Aumento da rentabilidade

O controle financeiro ajuda a identificar oportunidades de aumento da rentabilidade da empresa, por meio de estratégias como a redução de custos, o aumento das vendas e a melhoria da gestão de estoques e de compras.

5. Melhoria da imagem junto aos investidores

As empresas que têm um controle financeiro eficiente tendem a ser vistas como mais confiáveis e seguras pelos investidores, o que pode facilitar a captação de recursos e o acesso a novas oportunidades de negócio.

Conforme vimos, o controle financeiro empresarial é fundamental para o sucesso a longo prazo das empresas, e deve ser tratado como uma prioridade pelos gestores. Com uma gestão financeira eficiente, a empresa tem mais condições de crescer de forma sustentável, garantindo a sua perenidade e a satisfação dos seus stakeholders.

O que os especialistas em controle financeiro falam?

Os especialistas em finanças empresariais são unânimes em afirmar que o controle financeiro é uma das principais ferramentas de gestão para garantir a saúde financeira e o sucesso das empresas. A seguir, vamos analisar algumas das principais opiniões de especialistas sobre o assunto:

  1. Luiz Guilherme Dias, professor da FGV: “Ter um controle financeiro é fundamental para qualquer empresa. Sem ele, não é possível planejar, gerir ou medir os resultados da operação”.
  2. Renato Navarro, consultor financeiro: “O controle financeiro deve ser uma rotina diária das empresas, desde a gestão de fluxo de caixa até a análise de indicadores de rentabilidade. Sem isso, é muito difícil tomar decisões assertivas”.
  3. Pedro Cordeiro, CEO da Treasy: “O controle financeiro é o coração da gestão empresarial, pois permite acompanhar o desempenho financeiro da empresa e tomar decisões mais assertivas em relação a investimentos e redução de custos”.
  4. Marco Antônio Consolo, professor da FEA-USP: “O controle financeiro é uma forma de garantir a sobrevivência das empresas em um ambiente cada vez mais competitivo. Empresas que não têm controle financeiro correm risco de não se manterem no mercado”.
  5. José Dutra Vieira Sobrinho, professor da FEA-RP: “O controle financeiro é uma ferramenta de gestão que deve ser incorporada ao dia a dia das empresas, permitindo a antecipação de problemas e a tomada de decisões mais estratégicas”.

Gostou desse artigo? Agora que você já entende a importância de uma boa gestão financeira para a competitividade do seu negócio no mercado.

Procurando um Gerenciador Financeiro Empresarial? Clique aqui e conheça agora!