Saiba porque você não deve atrasar um empréstimo em hipótese alguma

Saiba porque você não deve atrasar um empréstimo em hipótese alguma

Um empréstimo **pode ser **(fique atento aos prós e contras) uma ótima opção para quitar aquelas dívidas que estão atrasadas ou até mesmo para investir em um novo negócio. No entanto, muitas pessoas acabam descuidando do pagamento das parcelas do empréstimo, o que é um erro muito grave.

Se você está pensando em pedir um empréstimo, seja ele pessoal, consignado ou de qualquer outra modalidade, leia antes esse artigo que fizemos sobre o porquê de ser tão importante não atrasar nenhuma parcela de um empréstimo em hipótese alguma.

Todo mundo sofre com imprevistos, afinal ninguém está a salvo deles. E é justamente por isso que é tão importante estar atento aos motivos pelos quais você não deve atrasar o pagamento das parcelas de um empréstimo, eis alguns deles:

1 – Nome negativado

É de conhecimento popular que, toda vez que uma pessoa deixa de cumprir com algum compromisso financeiro, ela corre o risco de ter seu nome negativado pelos serviços de proteção ao crédito como Serasa, SPS Brasil, entre outros. E isso também é válido para empréstimos.

São inúmeros os prejuízos que um nome negativado pode trazer para a vida do consumidor, desde o baixo score até o impedimento de assumir alguns cargos públicos, por exemplo.

2 – Crédito com histórico comprometido

Para obter empréstimos no meio financeiro, é preciso passar pela análise de pontuação, o famoso “score”. Quando você deixa de pagar a parcela de um empréstimo, por exemplo, logo sua pontuação no score tende a baixar, o que ficará registrado em seu histórico de crédito, comprometendo futuros empréstimos ou negociações financeiras.

3 – Uma verdadeira bola de neve

Quando atrasamos qualquer dívida o acúmulo de juros é algo inevitável, e o mesmo acontece com a parcela de um empréstimo. A cada parcela atrasada os juros de mora é maior, pois esse juro corresponde ao tempo de atraso do pagamento.

Quanto mais parcelas estiverem em atraso, mais difícil será de realizar o pagamento. Afinal, são juros e mais juros, o que ao final resultará em um valor muito acima do que foi negociado no momento em que o empréstimo foi concedido. Por isso, manter o pagamento das parcelas do seu empréstimo em dia é fundamental.

4 – Cobrança judicial

Logo após ter o seu nome negativado pelos órgãos de proteção ao crédito você será cobrado judicialmente caso o banco assim o faça. Qualquer empresa pode recorrer à justiça para cobrar uma dívida, o que pode ser sinônimo de anos de uma burocrática e cara briga judicial.

5 – Impedimento de assumir cargos públicos

Já falamos brevemente sobre isso anteriormente, mas é preciso frisar, pois esse é um importante ponto a ser levado em consideração quando falamos sobre o atraso do pagamento de parcelas de empréstimo. Não se trata de uma regra, mas caso esteja em edital, a instituição pode barrar o indivíduo de assumir o cargo público caso seu nome esteja negativado.

Normalmente existe um prazo para colocar as pendências em dia, mas é melhor garantir que tudo fique organizado não deixando as parcelas do empréstimo atrasar em hipótese alguma, não é mesmo?

Precisando melhorar o seu controle financeiro? Clique aqui e acesse agora.