Trade-off

Trade-off

O termo trade-off é usado na literatura econômica e administrativa para designar situações onde as escolhas são conflitantes. Onde as alternativas são antagônicas.

A decisão entre qualidade e custo, para os engenheiros de produção, é um trade-off.  Quando a decisão for por menores custos, paralelamente à escolha por uma menor qualidade também foi tomada.

Outro trade-off pode ser estabelecido por dois desejos humanos conflitantes: liberdade e segurança. Ao escolher a liberdade, abre-se mão da segurança.

Nos investimentos o _trade-off _é estabelecido pelo dilema retorno versus risco. Um maior retorno desejado implica incorrer em maiores riscos.

Trade-off podem ser amenizados, mas não eliminados. É possível se ter qualidade com baixo custo, assim como é possível retornos satisfatórios com risco controlável. Mas uma situação que se apresente como a melhor dos dois mundos não existe, é engodo.

Infelizmente muitas pessoas caem diariamente no conto da sereia por ignorarem está verdade, acreditam serem possíveis ganhos altos com baixo risco. O trade-off dos investimentos é simples: quanto maior a possibilidade de ganho, maior o risco. Qualquer outro argumento diferente deste que lhe apresentarem é mentira.