Tudo o que você precisa saber sobre os bitcoins

Tudo o que você precisa saber sobre os bitcoins

Os Bitcoins são a criptomoeda do momento. Uma verdadeira febre, quase uma moda. Mas o que esta moeda digital tem de tão importante e diferente? Por que tanta gente tem se interessado por ela e o que leva milhões de pessoas em todo o mundo a investir o seu dinheiro neste ativo? Se você também sente alguma destas dúvidas, fique atento a este texto em que iremos te contar tudo o que você precisa saber sobre o Bitcoin.

Mais do que moeda: o Bitcoin é um ativo

O bitcoin é negociado de forma semelhante ao Dólar. Ele pode, por exemplo, ser usado como reserva de valor, ser usado como moeda, efetivamente, para a realização de transações financeiras feitas pela internet, ou ele pode ainda servir como ativo para investimentos e especulação. Nesse sentido, ele tem sido negociado diariamente, 24/7 em uma bolsa virtual de valores que nunca se fecha.

Por isso, eu, assim como você e qualquer outra pessoa pode investir em bitcoins. É mais fácil e menos burocrático do que investir em títulos tradicionais, como ações, fundos e outros ativos negociados no mercado tradicional de valores.

Valorizou absurdamente nos últimos anos

Hoje em dia, o valor de um bitcoin está cotado em alguns milhões de dólares. Não podemos sequer dizer o preço aqui, pois a cotação da moeda é volátil e pode sofrer severas alterações mesmo no período de um dia. O fato é que o bitcoin teve uma valorização de mais de 500% em um ano. É algo para se ter muita atenção, pois neste momento alguém está ganhando dinheiro com bitcoins. Pouco depois de ser criado, eram necessárias mais de mil bitcoins para comprar uma pizza. Hoje em dia, são necessários alguns milhares de pizzas para comprar um bitcoin.

É cada vez mais aceito para compras comuns

O bitcoin é uma moeda cada vez mais líquida. Ou seja, cada vez mais estabelecimentos e negócios estão aceitando os bitcoins como pagamento. Quando desenvolvido, por volta de 2009, o bitcoin era usado principalmente para compras virtuais, seja em programas, ou até mesmo no mercado negro, uma vez que transações feitas com bitcoin são altamente difíceis de serem rastreadas. Mas hoje, não se surpreenda se você ver um trailer de cachorro quente que aceita bitcoins. Eles existem.

É tachado de “bolha”

Uma bolha é algo que infla, ganha forma, infla mais, até que estoura. Assim foi taxado o bitcoin por especialistas do mundo das instituições financeiras. Parte da preocupação é legítima: o valor da criptomoeda varia de forma severa e coloca em risco o patrimônio de milhões de investidores. Por outro lado, estas críticas mostram o “medo” que os bancos tradicionais têm do bitcoin. Afinal, a criptomoeda já atingiu mais de 400 bilhões de dólares em valor de mercado, ou seja, um dinheiro que não está no cofre dos grandes bancos tradicionais.

Gostou de saber mais sobre o bitcoin? Então acesse outros de nossos conteúdos para entender melhor o mundo do dinheiro e o seu orçamento!