10 dicas de empreendedorismo para iniciantes

10 dicas de empreendedorismo para iniciantes

Abrir um negócio do zero é um desafio para muitas pessoas que pensam em empreender.

Antes de mais nada é necessário compreender como é o mercado do empreendedorismo para iniciantes e suas implicações.

Muitos até começam algum tipo de negócio, mas não vão muito adiante e precisam encerrar suas empresas.

Portanto, para que contratempos e a falta de experiência não desestabilizem seus negócios fique atento a algumas dicas importantes para otimização de seus resultados.

Lucratividade é bom, mas não vem em primeiro lugar

Todo mundo quer ganhar dinheiro e quem tem uma empresa quer gerar lucros, mas ter em mente que o dinheiro virá em primeiro lugar, não é a melhor opção.

Abra um negócio que tenha o seu perfil, algo prazeroso para você, e não somente aquilo que vai gerar dinheiro rápido.

O empreendedorismo para iniciantes requer muita paciência e a parte financeira não é diferente.

Escute a voz da experiência

Conversar e ouvir os ensinamentos daquelas pessoas que já estiveram na sua situação é algo muito importante, porque eles conhecem na prática como tudo funciona, quais estratégias normalmente encaixam mais para cada tipo de negócio, funcionamento eficaz ou até mesmo como driblar situações de risco financeiro.

**Busque técnicas de empreendedorismo **

Existem cursos online pagos e gratuitos à disposição de quem quer ter ciência das melhores estratégias no mundo dos negócios. Esteja apto a aprender, a se especializar, para elaborar um planejamento pautado em conhecer a fundo a sua empresa, seu público-alvo, o melhor planejamento das finanças, entre outros pontos de atração e fidelização dos clientes.

Não trabalhe na informalidade

Empreendedores iniciantes às vezes querem se livrar dos impostos e, dessa maneira protelam a formalização de seu empreendimento.

Entretanto, para se ter acesso a certas exclusividades e atividades próprias das empresas, como emissão de notas fiscais dos clientes, por exemplo se torna necessário ter um CNPJ.

**Valorize seu produto de forma justa **

O produto da sua marca deve ser valorizado, mas nunca colocado acima do realmente ele é. Muitos cálculos são feitos de forma errada, então é necessário um estudo de valores sobre o produto em questão no mercado, bem como margens de lucro e preços promocionais.

03

Projete o crescimento com bastante calma

Pense em expandir seu negócio, tenha boas expectativas de como se desenvolver positivamente, reinvente-se e amplie seu campo de atuação, porém vá com calma, tudo no seu devido tempo, com os recursos possíveis, e como sempre planejando todos s passos a serem dados.

Invista em marketing digital

Use os canais de comunicação e conteúdo disponíveis, redes sociais, blogs, bancos de imagens e qualquer que seja a plataforma para uma melhor comunicação com o cliente, interatividade e formas eficazes de o cliente chegar até você. Essa proximidade é muito importante, pois passa confiança para o seu público-alvo.

Também é uma forte ferramenta para expor suas novidades, promoções, produtos novos e variedades de informações sobre o seu negócio tudo online de forma prática e eficaz.

Saiba gerenciar suas despesas e lucros

Muitas vezes, as finanças vão ficando apertadas e você não sabe o que fazer e como solucionar problema, que se feito da maneira incorreta acarretará bastante prejuízos.

Algo importante sobre tal situação é não misturar as finanças da empresa com as finanças pessoais.

O que é da empresa fica para os gastos com ela e o que é particular deve ser retirado utilizando –se um valor fixado ao mês pelo menos um valor fixo, evitando que se retire mais do que o necessário, pois as chances de se perder o controle financeiro são muito grandes.

A área que você escolher para o seu negócio é compatível com suas habilidades

Entendendo e cuidando do seu cliente

É muito necessário que você tenha pleno conhecimento do perfil do seu cliente, quais comportamentos, o que ele espera da marca, esse conjunto de itens traz uma melhor forma de se comunicar com o público, uma vez que você sabe o que ele quer. É bem mais fácil e coerente manter uma aproximação com quem você conhece do que com um desconhecido.

Invista em pós-vendas, preze por um bom atendimento e seu cliente será fiel ao seu negócio.

Posso dar uma olhada no seu plano de negócios?

Pare tudo se você não tem um bom plano de negócios a ser seguido.

Somente o planejamento te dará o alicerce daquilo que precisa ser feito: objetivo, valores, missão, metas, de metas, dentre outras tantas ações que deverão ser colocadas em prática independente do prazo: curto, médio ou longo.

Defina seu plano.

Dica de ouro: Os fortes sabem o momento certo de desistir

Queremos que tudo dê certo no seu empreendimento, mas se é necessário fechar um ciclo para melhor readaptação e correção dos erros, saiba o momento de parar, mesmo sendo difícil para você.

Isso será importantíssimo para uma nova caminhada nos seus investimentos futuros.

Persistir é diferente de insistir. Persista, mas se algum erro e levar a fracassar tenha hombridade de assumir os riscos, desista procure uma nova versão mais assertiva, reconhecendo os pontos fracos a serem melhorados e desenvolvidos.

Para finalizar…

Você tem algumas habilidades e pontos fortes que são minimamente necessárias para que seja capaz de atuar na área que você escolheu. Obviamente que ninguém sabe de tudo no mundo e o tempo de aprendizado vai contribuir para adquirir cada vez mais experiência, no entanto, você precisa de habilidades e pontos fortes para lidar com o seu empreendimento.

É isso mesmo. O empreendedorismo para iniciantes é um mundo de ideias e fatos a serem desbravados. Aproveite as dicas para checar o que você precisa fazer para começar bem e alcançar um bom desempenho.

Não se limite, evolua, estude se aperfeiçoe, busque ampliar sua produtividade e uma dica de ouro: Seja original! Mostre a personalidade de seu negócio, tal qual sua empresa possui.

Empreender requer a capacidade de desafiar-se, de reunir forças, de dar os primeiros passos, ficar firme, cair e reconstruir-se constantemente, pois a busca pelo sucesso é possível, mas o caminho a ser trilhado depende de você.

Foco, dedicação e persistência é o que desejamos para o seu empreendimento.

Boa sorte!