Um pouco sobre carreira!

Um pouco sobre carreira!

Gosto muito do tripé: graduação, pós-graduação e inglês avançado. Considero um pacote interessante para o mercado de trabalho.

Também muitas vezes a pós-graduação serve para corrigir uma graduação deficiente ou errada. Deficiente por falta de qualidade da instituição ou pelo estudante não ter levado tão a sério o momento, e ter gasto mais tempo em “baladas” do que estudando o que era importante para sua formação. E errada porque se descobre somente após se formar que não gosta daquela área. Muitos optam em fazer uma segunda graduação, eu aconselho a buscar uma especialização dentro da área de interesse.

Minha visão de carreira é a seguinte: dos 20 aos 30 anos deve-se construir uma carreira sólida. É a fase do alicerce. Neste momento vale mais o aprendizado do que o dinheiro. Entre uma empresa pequena que pague mais e um multinacional que pague menos, escolha a segunda opção para ganhar experiência. Depois, dos 30 aos 40 anos, é o momento de consolidar a carreira. Em geral, você já tem ou está formando uma família, filhos podem existir ou estar a caminho. Esse é um momento que dificilmente permite um recomeço. Já se tem muitas responsabilidades e fica complicado jogar tudo para o alto e começar do zero.

Mas tem gente que chega ao sucesso antes dos 30.

Eu sei disso, mas são exceções. Eles chegam ao sucesso por dois motivos:  possuem pais que puderam “bancar” tudo, ou são excepcionais, profissionais fantásticos. Ambos os casos são poucos que vimos por aí.

Pessoas normais precisam de muito esforço e dedicação para alcançar sucesso. Sorte não existe. Uma frase, sei lá de quem, diz mais ou menos o seguinte: “Tenho percebido que quanto mais eu me dedico, quanto mais eu me preparo, mais sorte eu tenho”. Engraçado, o mesmo tem acontecido comigo.

Existe fórmula para alcançar o sucesso profissional?

Existe. Estude muito, leia muito. Seja crítico, não acredite em toda ladainha que lhe falam.

E para ficar rico?

Também existe. Gaste menos do que você ganha e invista o restante. Simples, não?

Toda carreira deve ser pensada, planejada e estruturada. Depois, é só seguir as etapas. Esteja também atento para mudar e fazer adaptações quando necessário. O mundo muda constantemente e você não deve ser turrão, mude com o mundo.

O nosso futuro é fruto de nossas decisões tomadas hoje, portanto, decida com sabedoria.