Valores pagos numa negociação na bolsa

Valores pagos numa negociação na bolsa

Hoje quero falar um pouco sobre os custos que envolvem uma operação na bolsa de valores.

A primeira coisa que você deve saber é que pagamos taxas tanto na compra quanto na venda de ações.

Para negociar na Bolsa de Valores de São Paulo (BOVESPA) você precisa abrir uma conta investimento em uma corretora. O processo é semelhante à abertura de uma conta corrente em qualquer banco.

Corretagem

Corretagem é a taxa cobrada pela corretora para executar suas ordens de compra ou venda de ações. A BOVESPA sugere uma tabela, mas as taxas cobradas variam de corretora para corretora.

A taxa sugerida pela BOVESPA envolve uma quantia fixa mais uma porcentagem sobre o volume da negociação. Veja tabela abaixo.

Existem corretores que cobram um valor fixo de corretagem. O que é melhor? Difícil concluir, na verdade tudo dependerá do valor a ser negociado.

Emolumentos

Os emolumentos são pequenas taxas cobradas em cada negociação de compra e venda pela própria BOVESPA. Essas taxas são porcentuais sobre o valor da negociação. Existem duas taxações, as cobradas em operações normais e as cobradas em Day Trade – operações onde a compra e venda de um papel (ações) é realizado no mesmo dia. Para operações normais o valor dos emolumentos é 0,035 e para operações Day Trade 0,025.

Custódia

Essa taxa se refere à cobrança pela “guarda” e registro das ações em nome do cliente realizado pela corretora e pela BOVESPA. Algumas corretoras isentam seus clientes da taxa de custódia. A taxa de custódia é cobrada mensalmente. Esse valor é algo semelhante à taxa de manutenção cobrada pelos bancos para manter sua conta corrente.

Grande parte do lucro do pequeno investidor pode ir para o ralo se ele pagar taxas altas a corretora. Por isso a importância de se escolher uma corretora que vá ao encontro de suas intenções. Para quem negocia pouco dinheiro, talvez o melhor seja corretagens no padrão BOVESPA, já para valores mais polpudos, taxas fixas podem ser mais interessantes. Para o pequeno investidor uma corretora que o isente da taxa de custódia é sempre importante.