25 de junho de 2019

Teoria dos dois fatores

Teoria proposta por Frederick Herzberg que trata da motivação para o trabalho. Essa teoria também é conhecida como a teoria dos fatores higiênicos e motivacionais.

Para Herzberg satisfação e insatisfação não são pólos opostos. O oposto de satisfação é nenhuma satisfação e não insatisfação.

Fatores higiênicos estão relacionados ao contexto do trabalho e quando não estão presentes geram insatisfação, porém sua presença não trás satisfação. Os fatores higiênicos são: Um salário justo, ambiente de trabalho limpo, políticas administrativas, segurança pessoal e emocional. Fatores higiênicos previnem um baixo desempenho.

Já os fatores motivacionais geram satisfação, porém sua ausência não gera insatisfação. Os fatores motivacionais estão relacionados com a natureza da tarefa, envolvem a realização, o reconhecimento, o crescimento profissional, a responsabilidade.

Artigos Relacionados:

Jônatas Rodrigues da Silva

Administrador na Universidade Federal de São Carlos e professor do Estado de São Paulo no Centro Paula Souza. Autor do livro Método para a Educação Financeira: da Sensibilização à Ação.

Outros textos de Jônatas Rodrigues da Silva
4 Comentários

Adicionar comentário