Valores podem e devem ser mudados.

Valores podem e devem ser mudados.

Vamos começar diferenciando valores de princípios. Princípios são universais e atemporais, já os valores são pessoais e muitas vezes culturais.

Já escrevi em artigo anterior que:

Princípios conduzem a conduta humana. Princípios são universais e não podem ser mudados. Posso citar como principio a imparcialidade, a honestidade e a justiça.

Agora perceba que apesar de o principio ser universal a interpretação dele não é. O que é se fazer justiça tem conotações diferentes para pessoas, povos e nações. O mesmo princípio é interpretado de maneira distinta.

Já os valores não são verdades universidades, são verdades individuais. E é com os valores que foram construídos em nossas mentes ao longo dos anos que devemos ter cuidado e muitas vezes nos livrarmos deles.

Veja alguns valores: A caderneta de poupança é o melhor investimento. Ações é loteria.

Muitas de nossas escolhas/decisões se baseiam em conexões mentais inconscientes (valores), por isso a importância da busca de informação constante para adquirir conhecimento sólido. É ilusão acreditar que temos um pensamento livre. É mais maduro aceitarmos que toda nossa filosofia foi construída por valores que foram nos ensinado desde a tenra idade. Que nos foram transmitidos por nossos pais e professores e que esses valores influenciam nossas ações hoje.

Alguns valores são tão sólidos que mesmo querendo se livrar deles não conseguimos. Por exemplo: mesmo que você considere ser bobagem sofrer por um clube de futebol, quando seu time de coração perde, racionalmente você pode estar convencido que isto não altera em nada sua vida, mas é um valor tão arraigado que você não consegue se livrar e acaba triste por seu time ter perdido o campeonato.

Como mudar valores?

Primeiro diferenciando um valor de um princípio.

Em seguida estudando para adquirir conhecimento. Quando mais você estuda um determinado assunto, mais independente você se torna em relação a ele e passa a criar seus próprios valores e não simplesmente a aceitar ideias prontas.

Admita que você está errado. Muitas pessoas sabem que estão erradas, que existem outras verdades, mas não admitem isso. Preferem quebrar a cara a rever conceitos e valores.

Pare de aceitar ideias prontas e crie as suas próprias ideias. Saia da zona de conforto; arrisque mais, com prudência e controle aceitável dos riscos, mas arrisque.

Bom final de semana!