Vai comprar uma câmera digital?

Vai comprar uma câmera digital?

Você está à procura de uma câmera digital, mas está indeciso em qual modelo comprar?

Hoje em dia, como as TVs, existem muitos modelos de câmeras digitais. Essa variedade de modelos é devida a evolução tecnológica.

Há alguns anos, você escolheria sua câmera digital pela quantidade de megapixel. Hoje, o mercado das câmeras está voltado para o tipo de fotógrafo que irá utilizar o equipamento.

O número de opções cresce constantemente, confundindo ainda mais os usuários. Você precisa identificar qual será a finalidade do dispositivo que irá adquirir.

Apresento alguns modelos e suas principais vantagens e desvantagens.

  • SLR digital (DSLR – digital sigle-lens reflexs)

Uma das vantagens deste modelo é a produção de fotos e vídeos com qualidade espetacular. Possui visor ótico pela lente e não possui atraso nos disparos. A desvantagem é o seu alto custo e por não ser portátil.

Exemplos desse modelo: Canon EOS 50D, Nikon D5000.

  • Câmera compacta com lentes intercambiáveis

A grande vantagem deste modelo é o fato de ser compacta, produz fotos e vídeos com qualidade semelhante a uma DSLR.

Ela não possui visor ótico “através da lente” e é cara. Apesar de ser menor, ainda é grande para se carregar no dia-a-dia.

Exemplos de modelos: Olympus Pen E-P2 e Panasonic Lumix GH1.

  • Câmera com megazoom (lentes fixas e zoom poderoso)

Estas câmeras são conhecidas por seu zoom ótico de longo alcance (entre 20x e 30x) e por produzir fotos incríveis com zoom máximo. Possui controles manuais e excelente estabilização de imagem.

Um ponto franco desse modelo é o seu tamanho em relações a uma câmera doméstica e o seu preço ligeiramente alto.

Exemplo deste modelo: Cano PowerShot SX20 IS, Casion Exilim EX-H20G.

  • Câmeras de bolso com megazoom

Se você é atraído pela versatilidade de uma megazoom, uma câmera megazoom de bolso é a sua opção. Além de ser portátil, possui zoom ótico com alcance entre 10x e 15x. Elas possuem estabilização ótica de imagem ótima, facilitando a utilização com zoom máximo.

A sua desvantagem está no preço, ela é mais cara que as câmeras digitais mais básicas.

Exemplo: Sony Cyber-Shot DSC-HX5V, Nikon Coolpix S8000.

  • Cameras domésticas avançadas

Este modelo normalmente é escolhido por fotógrafos profissionais como uma câmera secundária e mais portátil. Essas máquinas possuem ajustes manuais de velocidade do obturador e abertura, permitindo uma qualidade melhor de imagem do que a maioria das câmeras domésticas básicas. Ela é ideal para fotógrafos iniciantes.

Algumas desvantagens são: preço superior aos modelos domésticos mais básicos, possui menor alcance de zoom ótico e é complicado o seu manuseio.

Exemplo desse modelo: Canon PowerShot S90, Canon PowerShot G11

  • Cameras domésticas básicas

É modelo mais procurado por alguém que quer ter uma câmera sempre em mãos. Elas são de fácil manuseio, pequena o bastante para caber no bolso de sua calça, têm inúmeros modos de cena já configurados automaticamente e algumas ainda gravam vídeos em HD (com resolução de 720p).

As desvantagens são: excesso de megapixels, não possui controles manuais e a qualidade da imagem não é muito satisfatória.

Se sua escolha for este modelo, procure uma point-and-shot básica com cobertura grande-angular (por volta dos 28 mm). Isso é ideal para imagens de grupos, autorretratos e paisagens.

Se você tem a intenção de imprimir suas fotos em tamanho 27x35 cm, uma câmera com 5 megapixels é excelente. Se a câmera tiver mais megapixels, você poderá produzir imagens maiores com mais qualidade.

Utilize sempre pilhas recarregáveis em sua câmera digital. Pilhas convencionais possui um custo muito elevado devido a sua pouca durabilidade em uma câmera digital.

Preste atenção na informação do zoom de sua câmera. Ignore o zoom digital, pois ele produz imagens com qualidade inferior às produzidas com zoom ótico.

Procure testar a câmera antes de efetuar a compra. Verifique se o zoom da lente opera de maneira rápida e suave. Compre um cartão de memória para colocar em sua câmera. Ele funcionara como um HD externo e você poderá tirar uma quantidade bem maior de fotografias.

Dentre as opções apresentadas aqui, identifique o modelo que mais se adequa ao seu propósito de compra de uma câmera digital.

Aproveite esta época do ano, grandes promoções estão por vir.