Cuidado com investimentos de longo prazo!

Cuidado com investimentos de longo prazo!

Muito se engana quem acredita que investir pensando no longo prazo é comprar ações blue chip e esquecer. Cuidado com estratégias passivas, elas podem levar você a bancarrota.

Não importa se sua estratégia seja buy and hold (comprar e manter),  ao longo dos anos haverá papéis que se tornaram verdadeiros micos e precisarão ser vendidos. Todo investidor deve rever sua carteira de tempos em tempos e se perguntar: Hoje eu compraria novamente este papel? Se a resposta for não, é bem provável que seja a hora de se desfazer dele e adquirir outro.

A visão fundamentalista diz a você O QUE COMPRAR e a visão técnica QUANDO COMPRAR. Mesmo uma ação de uma excelente empresa vista sobre a ótica fundamentalista tem o melhor momento de ser adquirida, e nesta hora a análise técnica é de grande valia.

Um investidor ativo revê sua carteira com frequência e esta frequência dependerá dos ativos presentes nela. Uma carteira composta apenas por ações individuais de empresas com forte vantagem competitiva pode ser revista com menos frequência que uma carteira com ações de empresas pequenas e em desenvolvimento (small caps). Penso que uma carteira de small caps exija monitoração constante, semanal. Já ações de empresas “fortes” eu observo mensalmente ou quando surge alguma notícia econômica que possa abalar o setor.

Mesmo quem investe de forma passiva, replicando um índice, por exemplo; deve estar atento ao melhor momento de comprar e vender. O administrador do fundo se encarrega de deixa-lo o mais próximo possível ao índice espelho, mas haverá momentos mais propícios para entrar ou sair, aproveitando baixas e altas do mercado.

Imagine que você adquira cotas mensais, apenas uma vez no mês, de um ETF. Imagine também que você receba seu salário no começo do mês e já transfira o valor para sua corretora para realizar a compra. Não fique afobado para logo comprar, você terá um mês inteiro para realizar a compra, espere um momento de queda do ETF e realize a compra. Com certeza ao longo do mês o ETF sofrerá variações, então espere e compre num dia ruim. Você também poderá programar no seu home broker a compra caso ele chegue a um dado valor. O mesmo raciocínio vale para ações individuais.

Investir de forma passiva não significa ser passivo em relação aos seus investimentos. Você deve monitorá-lo constantemente e nunca deixar de estudar. Somente estudando e aprendendo é que você terá a certeza que o investimento escolhido ontem continua sendo um bom investimento hoje.

Uma última dica é: monitore-se para não perder o foco. O objetivo de investir é multiplicar o dinheiro. Não pegue amor ao negócio, seja ela qual for. Não seja um investidor torcedor. Planeje racionalmente até onde você estará disposto a ir com o negócio, e caso chegue o momento de cair fora, mesmo com prejuízo, admita que perdeu, realize a venda e toque o barco para frente.

Amor, devemos sentir por pessoas e não por investimentos.