4 dicas financeiras indispensáveis para todo empreendedor

4 dicas financeiras indispensáveis para todo empreendedor

Começar algo novo pode ser um pouco difícil, afinal existem muitos desafios e muitas coisas que devem ser estudadas. Quando o assunto é empreendedorismo isso também acontece. Pensando nisso, este artigo trará algumas dicas financeiras para todo empreendedor, afinal, ter seu próprio negócio é um grande investimento, e todos querem obter o melhor resultado possível, não é mesmo?

Saiba se vale a pena alugar ou comprar um imóvel

Alguns empreendedores se empolgam quando vão procurar uma sede para sua empresa e decidem comprar um imóvel. Esse tipo de investimento deve ser bem estudado porque a compra de um terreno, por exemplo, costuma custar caro, e um investimento assim pode colocar sua empresa em uma situação delicada.

Mesmo que o empresário venda o bem adquirido, a valorização de um imóvel pode variar de acordo com a localização.

Perceba que ao comprar uma propriedade desse tipo o empreendedor está, na verdade, investindo em imóveis. Por isso, avalie se esse tipo de investimento é interessante para sua empresa.

No caso dos aluguéis, devido ao atual momento econômico, eles estão mais baratos nas principais cidades, então verifique se não é mais vantajoso alugar.

Invista no treinamento dos colaboradores

Uma palavra deve ser evitada nas empresas que querem obter cada vez mais lucro: retrabalho.

Entre as muitas dicas financeiras para empreendedor essa deve ganhar uma atenção especial, pois à primeira vista pode não parecer ter nenhuma ligação direta com as finanças da empresa, mas acredite: ela interfere no seu caixa.

Seus colaboradores têm um custo, por isso, quando eles precisam dedicar mais tempo para refazer uma tarefa isso significa que o trabalho deles terá um custo maior.

Em muitos casos esse prejuízo pode ser evitado dedicando esforços para treinar a equipe. Assim o trabalho ganha qualidade e agilidade e seu investimento em mão de obra será melhor aproveitado.

Tenha cuidado com empréstimos

Empreendedores devem ter cautela ao recorrerem a empréstimos. Em muitos casos, devido a uma empolgação com um crescimento atípico no mercado, alguns empresários realizam empréstimos para poderem investir e fazerem suas empresas crescerem.

No entanto, se o mercado não cresce como o imaginado, o empréstimo vira um problema.

Um modo simples para evitar esse tipo de dor de cabeça é ter um planejamento da sua empresa, para saber quais são suas metas a longo prazo e, claro, um controle financeiro detalhado, para descobrir como as taxas de juros de um empréstimo empresarial podem impactar seu negócio.

Não misture contas pessoais com as da empresa

Um erro comum em micro e pequenas empresas é misturar os gastos pessoais com os gastos da empresa. Mantenha os recursos em contas diferentes e tire do negócio apenas o correspondente pelo seu trabalho.

Se suas finanças pessoais estão bagunçadas, a pior maneira de resolver esse problema é mexendo no caixa da empresa.

Essas foram algumas dicas financeiras para todo empreendedor que quer ter sucesso. Independentemente do grau de experiência de quem empreende, é importante ficar atento às finanças, afinal, monitorá-las nos mostra o quanto estamos gastando e se esses gastos são necessários.

Você tem alguma dica para ajudar outros empreendedores? Então conte nos comentários!