4 lições de educação financeira para melhorar seus hábitos

4 lições de educação financeira para melhorar seus hábitos

educacao-financeira-para-melhorar-seus-habitos

Há pessoas que tiveram a felicidade de adquirir bons hábitos financeiros desde bem jovens. Muitos dos que não tiveram a mesma sorte desejam colocar as contas em dia, mas não reconhecem suas dificuldades em lidar com o dinheiro. Outros até admitem, porém não buscam aprimorar seus conhecimentos na área.

Se as ações de organização financeira exigem disciplina para serem postas em prática, igualmente necessário é aprender sobre o assunto. Por isso, preparamos neste artigo quatro lições de educação financeira para melhorar seus hábitos. Confira:

1. Controle os seus gastos e respeite o seu orçamento

Como diz o velho ditado, dinheiro não dá em árvore. Embora imprevistos aconteçam, a maior parte das pessoas que enfrentam dificuldades financeiras chegou a tal situação por gastar indefinidamente.

Não dá para pensar em organizar as finanças se você não sabe quanto gasta por mês ou, ainda mais grave, se gasta mais do que ganha. A conta simplesmente não fecha e, mais cedo ou mais tarde, os problemas baterão à porta.

Adquira o hábito de controlar os seus gastos. Para obter um diagnóstico de sua realidade financeira, anote todos os seus gastos, mesmo os que parecem inexpressivos, como o cafezinho no intervalo do trabalho.

Procure colocar lado a lado as entradas e saídas, e verifique se o saldo está positivo. Com números em mãos, você certamente perceberá que alguns gastos causam um impacto maior que o imaginado.

Cultivando o hábito de registrar e avaliar os seus gastos, será possível direcionar melhor os seus recursos.

2. Viva com menos do que você ganha

Viver um degrau abaixo da sua realidade é um bom exercício para melhorar os seus hábitos financeiros. A ideia é simples: se você ganha, por exemplo, R$ 5.000 por mês, tente viver como se ganhasse R$ 4.000.

Os benefícios da estratégia são múltiplos. De cara, você conta com uma reserva — no exemplo, de mil reais — para incrementar seus investimentos mensalmente e planejar o futuro. Além disso, o hábito de viver com menos do que se ganha serve também como uma preparação para os momentos em que for necessário apertar o orçamento.

3. Faça listas de compras e pesquise preços

Aqui estão duas lições de educação financeira que, se transformadas em hábitos, podem trazer grandes benefícios. As listas são ferramentas formidáveis para evitar as compras por impulso, desde que utilizadas com disciplina. Com uma lista de compras em mãos, a pesquisa de preços se torna mais rápida e eficiente.

Os consumidores acostumados a pesquisar frequentemente conseguem economia significativa. A diferença de preços observada em estabelecimentos próximos uns dos outros pode ser enorme. Portanto, vale a pena ter uma dose a mais de paciência e aproveitar as melhores ofertas.

4. Trace planos para o futuro

Uma das lições de educação financeira mais eficazes que existem, aparentemente, não está ligada diretamente às finanças. Como veremos, entretanto, sonhar e fazer planos tem tudo a ver com seus hábitos econômicos.

É comum encontrar pessoas que não dão o devido valor à organização financeira justamente por não encontrarem sentido em fazê-lo. Para elas, economizar dinheiro é como deixar de aproveitar a vida. Na prática, ocorre exatamente o contrário.

Quando nos permitimos sonhar, é normal que surjam planos, como a viagem de férias dos sonhos ou uma casa com mais espaço para os filhos. Na vida real, para realizar boa parte de nossos desejos, é preciso contar com recursos financeiros.

Enxergar o dinheiro como a mola propulsora para a realização de seus sonhos pode ser o incentivo que faltava para você se dedicar de vez à educação financeira. Procure registrar seus planos por escrito e, se possível, divida-os em etapas, para que a cada sucesso você se sinta ainda mais motivado.

Para alcançar a independência financeira e os seus objetivos, como vimos, ter as contas sob controle é muito importante. Enquanto você coloca em prática as lições de educação financeira, aproveite para controlar suas finanças utilizando um bom sistema de controle financeiro como o Meu Dinheiro.