Como se organizar para viajar sempre

Como se organizar para viajar sempre

Dizem que viajar é como trocar a roupa da alma. A frase pode até soar um tanto clichê, mas quem tem o costume de arrumar as malas e partir rumo ao desconhecido sabe que é a mais pura verdade.

Para que o prazer não seja interrompido pela falta de controle financeiro, é necessário fazer um orçamento para viagem. Aprenda a calcular os custos e comece hoje mesmo a sonhar com suas próximas férias!

Some benefícios

Você deve começar a planejar sua viagem logo que voltar de outra — ou seja, quanto antes. A antecedência é um fator-chave para garantir bons preços.

Nesse momento é hora de somar benefícios. Por exemplo, a maioria dos cartões de crédito pode converter suas compras em milhas aéreas. Se você já faz uso habitual deles, dê preferência ao que oferecem essa vantagem. Já pensou fazer algum trecho de avião somente com milhagem ou abater parte do preço das passagens?

Alguns estabelecimentos também dão pontos que podem ser transformados em viagens, como postos de gasolina, magazines, supermercados e lanchonetes. Não hesite em solicitar!

Aproveite também para se cadastrar nos programas de fidelidade das companhias aéreas, assim você tem acesso a promoções e acúmulo de alguns privilégios. Faça isso também em sites especializados em turismo, que vão ajudar você a identificar os melhores voos, hospedagens, excursões, etc.

Diminua as despesas

Você deve definir suas prioridades: é melhor jantar em um restaurante sofisticado na sua cidade ou comer um crepe baratinho aos pés da Torre Eiffel?

Se seu objetivo é mesmo conhecer outros lugares, adapte o seu orçamento para a viagem. É claro que você não vai viver em prol das suas férias, mas experimente fazer uma lista com as atividades que podem ser cortadas ou ao menos desaceleradas para que a sua meta seja alcançada.

Fácil não é. Porém, é possível. Se você tem grandes dificuldades para executar essa tarefa, pode contar também com sistemas de controle financeiro online. Você vai descobrir que mesmo com pouco dinheiro é viável realizar a viagem dos seus sonhos!

Multiplique as possibilidades

Se você já se cercou de benefícios e reajustou as suas despesas, chegou o momento de multiplicar as possibilidades. E como isso pode ser feito? Simples: seja flexível!

Explore a possibilidade de viajar na baixa temporada e para destinos mais econômicos. Mas calma! Não estou falando que você deve abrir mão de ir a Miami, por exemplo. Que tal ficar em Sunrise, a 50 minutinhos da magic city?

E se você alugar um apartamento ao invés de pagar por diárias em hotéis mais caros? Existem ótimos studios completos nos quais você pode, inclusive, preparar as suas próprias refeições.

Não deixe de estudar as taxas de câmbio e enumere as diferentes possibilidades de trocar o seu dinheiro.

O segredo é ser versátil. Fuja dos seus preconceitos e avalie o que você está disposto a sacrificar em prol do orçamento para viagem. A depender do lugar, você pode usar o transporte público, ficar na casa de locais e comer com estilo mesmo na rua (os mercados de natal da Europa são um bom exemplo).

Divida experiências

Sabia que viajar em grupo sai mais barato que sozinho? Se você está planejando uma nova aventura, inclua amigos ou parentes nela. Se tem dúvidas sobre os benefícios, faça uma simulação rápida dos preços de hospedagem para um quarto single e depois para um triplo e se surpreenda com a economia.

Ingressos, excursões, passeios: tudo pode ter um descontinho com mais pessoas. Pesquise por pacotes, organize as datas e divida essa experiência! Será inesquecível!

Esses são os passos fundamentais para você montar um orçamento para viagem. Quer continuar economizando? Você também pode fazer isso durante sua estadia em outro país!

Para receber outros conteúdos sobre educação financeira, assine nossa newsletter!