5 tendências de negócios para 2017

5 tendências de negócios para 2017

Boa parte da população brasileira tem o sonho de ser dono do seu próprio negócio. Os empresários buscam sempre por atividades que possam perdurar no mercado de trabalho, mas infelizmente não é isso que vem ocorrendo. Há uma estatística que confirma que 60% das empresas fecham no seu primeiro ano de operação.

Criar uma empresa apenas para sair do vermelho, definitivamente não é um bom negócio, por isto é preciso sempre inovar.

Se você é marinheiro de primeira viagem e está interessado em abrir seu próprio negócio, confira algumas tendências para o mercado atual.

1. Franquias

O setor de franchising está prometendo para 2017. As franquias são modelos de negócio conhecidos por serem mais enxutos e necessitarem de pouco dinheiro. Além disso, por levar o nome de uma empresa existente, grande parte do marketing e do posicionamento de mercado da empresa não necessitam ser realizados.

É importante destacar que as franquias te dão a possibilidade de investir em inúmeras áreas do mercado. As áreas mais promissoras de franquia, para o ano de 2017, são as áreas de tecnologia, economia criativa e sustentabilidade.

Estude bastante sobre o ramo de atuação e também sobre o histórico da franquia que você escolher para saber se realmente este é o melhor caminho para você.

2. Negócios Digitais

O mercado de tecnologia talvez seja o mais apto a abranger ideias de empreendedorismo inovador. Com novos softwares e novos conhecimentos disponíveis a cada dia, o mercado de negócios digitais apresenta um leque incrível de oportunidades.

A vantagem desse mercado é que qualquer profissional pode atuar em sua própria área, digitalmente, e nem sempre é necessário uma grande quantia financeira para se investir.

3. Alimentação

O setor de alimentação tem resultados históricos favoráveis para quem está pensando em abrir seu próprio negócio. Independentemente da crise, as pessoas não deixam de se alimentar, o que é certa vantagem. Além disso, o brasileiro tem o costume de comer fora de casa, o que é um grande aliado do setor.

Em termos de empreendedorismo inovador o setor de alimentação apresenta algumas opções interessantes. O mercado de “alimentação saudável” ou “comidas fitness” é um mercado promissor e que deve ser considerado pelos investidores. Outro nicho desse mercado que aponta um grande potencial de crescimento são os Food Trucks, que apresentam produtos diversificados com qualidade artesanal. Que tal pensar em uma maneira diferente de oferecer esse tipo de comida aos clientes e se destacar nesse mercado?

4. Bem-estar

O setor de bem-estar também está se mostrando bastante promissor para 2017. Aliado a ideia da “alimentação saudável” citada anteriormente, os negócios que propiciam uma vida com mais saúde estão em crescimento acelerado no mercado. Tratamentos estéticos e corporais estão se tornando cada vez mais populares. Vale a pena pesquisar sobre esse setor.

5. Terceira Idade

A OMS (Organização Mundial de Saúde) informou em 2015 que a população brasileira acima de 60 anos quase triplicará até 2050. Com base nessa informação, abrir um negócio voltado para a terceira idade demonstra um incrível potencial de crescimento.

Considerando que a expectativa de vida do brasileiro está em 75,2 anos, atuar com empreendedorismo inovador seria apostar em dicas financeiras para a terceira idade como um negócio de sucesso. Além disso, pode-se investir em agências de turismo voltadas para a população mais velha, academias especializadas, lojas de roupas específicas e redes de agenciamento de enfermeiros e cuidadores, por exemplo.

Praticar o empreendedorismo inovador não será garantia de sucesso para o seu negócio. É importante também se atentar para as finanças do negócio. Dessa forma, procure separar as finanças pessoais das empresariais e obtenha conhecimentos sobre gestão financeira, isto pode fazer toda diferença.

Abraço!