Gastou além da conta nas férias? Veja como manter seu saldo no azul

Gastou além da conta nas férias? Veja como manter seu saldo no azul

**Oferecido por: **NET Ribeirão Preto

Sair de férias é muito bom, disso ninguém duvida. Mas chega o momento de voltar para casa e encarar as contas e dívidas que as férias não levaram. E o pior, durante a viagem você aproveitou, se divertiu, encheu a barriga, mas esvaziou o bolso. E agora?

É mais comum do que se imagina exagerar nos gastos durante as férias. A maioria das pessoas gastam mais do que podem em viagens e no período de descanso. Por isso, selecionamos algumas dicas que podem te ajudar na hora de voltar para casa e enfrentar as temíveis contas do início do ano.

A primeira recomendação para que a situação não fuja do seu controle é fazer um levantamento detalhado de todas as contas a pagar nos dois meses seguintes. Comece pelas prioridades e pelo que é essencial para a família. Em seguida, faça as contas do rendimento mensal exato da casa, a fim de levantar o valor disponível para pagar essas despesas.

Outra recomendação é dar prioridade para as contas que tenham juros maiores, como o cartão de crédito e o cheque especial, por exemplo. Também priorize as despesas periódicas, como contas de gás, luz e telefone. Evite o corte desses serviços.

Insira no orçamento as despesas comuns de início de ano, como IPTU, IPVA e seguro (para quem tem carro), além de matrícula, material e uniforme escolar. Uma boa dica é fazer uma planilha financeira com todos esses gastos e o rendimento que servirá para quitar os débitos. Se precisar de ajuda com a planilha, você pode consultar alguns sites, como o BankFacil, que te auxilia a manusear e elaborar o plano de gastos, além de ajudar a fazer as contas.

Se mesmo assim o orçamento não fechar, considere a hipótese de fazer um empréstimo com juros mais baixos, como o consignado, para cobrir o buraco das dívidas. Nesse caso, fique atento para não assumir parcelas que não cabem no orçamento e quanto mais cedo puder quitar o financiamento, melhor.

Por fim, evite compras que tragam ao rendimento familiar um sacrifício muito grande e, para evitar que sua conta fique no vermelho, faça um planejamento de gastos nas próximas férias.