6 simuladores de investimentos e rendimentos que você precisa conhecer

6 simuladores de investimentos e rendimentos que você precisa conhecer

Atualmente já é possível encontrar diversas calculadoras online gratuitas, capazes de auxiliar no planejamento das finanças pessoais, objetivando melhores rendimentos para as aplicações. Boa parte dos simuladores de investimentos permitem uma análise de situações do dia a dia, indicando de maneira prática e eficiente o custo de financiamentos, comparações de taxas de juros, correção monetária, valor futuro de capital, além de possibilitarem uma visão muito mais ampla das aplicações na Bolsa de Valores. Esses simuladores podem ser muito interessantes para aqueles que querem economizar dinheiro e investir de forma inteligente. Independentemente do seu perfil, seja ele conservador, moderado ou arrojado, há sempre um tipo alinhado as suas necessidades e expectativas.

Conheça agora alguns dos principais simuladores de investimentos online disponíveis, bem como seus recursos, facilidades e utilidades.

1. Correção de valores

Esse simulador do Banco Central serve para calcular a correção de valores do passado pela variação de um índice financeiro a ser definido, como inflação, IGP-M, INPC, IPC-A, IPCA-E, IPC-Brasil ou IPC-SP, sempre entre duas datas de referência. Bastante útil para comparações simples.

2. Rendimento de depósitos regulares

É outro simulador do Banco Central para aplicações com depósitos regulares. Realiza o cálculo do rendimento médio a ser conseguido em um determinado período a partir de dados sobre saldo atual e valor das parcelas. A ferramenta permite ainda estimar o tempo necessário para acumular um certo valor com base em depósitos mensais em caderneta de poupança ou outra aplicação financeira, como renda fixa, fundos de investimentos, tesouro ou letras de câmbio.

3. Valor futuro do capital

Esse simulador de investimentos calcula o valor futuro do capital, indicando os rendimentos possíveis com a aplicação de valores por um período pré-definido e com uma taxa de juros também conhecida.

4. Poupança

Destinado a investimentos na caderneta de poupança, esse simulador permite o cálculo dos rendimentos considerando valor já disponível, depósitos mensais, prazos para aplicação, além do desconto do imposto de renda e inflação do período.

5. FolhaInvest

O FolhaInvest é um simulador do jornal Folha de São Paulo para aplicações na Bolsa de Valores. Nesse caso, é necessário abrir uma conta no site para receber um capital inicial de R$ 200 mil e começar a simulação virtual de compra e venda de ações, totalmente gratuita.

6. UOL Invest

O UOL Invest, disponível para aplicações na Bolsa de Valores, também é gratuito. Oferece aos interessados a chance de conhecer um pouco mais sobre mercado de ações, praticando conceitos e estratégias. É possível aprender ainda a simular os ganhos e as perdas da carteira de ações adquirida. Nesse simulador, os participantes com melhores rendimentos ainda concorrem a prêmios, como cursos, viagens e passagens aéreas.

É preciso lembrar que os simuladores de investimentos em Bolsa de Valores nem sempre utilizam valores idênticos aos praticados na BM&F Bovespa, podendo haver alguma variação entre a cotação das ações. Porém, o intuito desse tipo de ferramenta é permitir que os futuros investidores se aproximem desse mercado e conheçam os detalhes, nuances e técnicas utilizadas para as aplicações na bolsa.

Esperamos que tenham gostado das dicas.

Grande abraço e até a próxima.