O que fazer para não ficar endividado?

O que fazer para não ficar endividado?

Todo mundo sonha em levar uma vida tranquila. Por isso, ter um bom emprego, um apartamento para morar e períodos de lazer estão entre algumas prioridades das pessoas.

Mas existe um outro ponto que também precisa ser lembrado: não ficar endividado. Se organizar para que isso não aconteça pode ajudar a realizar todos os outros objetivos.

De acordo com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), seis em cada dez famílias brasileiras estão endividadas. Isso mostra a importância de tomar atitudes no seu dia a dia que evitem esse problema.

Neste post, vamos te dar algumas dicas para você não cair nessa armadilha e se preparar para enfrentar os desafios do mundo das finanças pessoais.

Motivos levam as dívidas

Antes de saber o que fazer, é importante entender quais são os principais motivos para ficar endividado. Assim, você pode antecipar futuros problemas e se prevenir melhor.

O Banco Central realizou uma pesquisa e identificou três principais razões para que esse problema ocorra:

Surpresas

Fatos inesperados são comuns. Alguns deles podem afetar diretamente o lado financeiro das pessoas, como uma gravidez não programada, a morte de um membro da família responsável pela renda e a perda de um emprego.

Falta de planejamento

Comprar é sempre bom. Mas fazer isso de forma descontrolada pode deixar você endividado. Parcelar em excesso, usar linhas de crédito impulsivamente e adquirir produtos por impulso estão entre os principais problemas.

Empréstimo

Às vezes, queremos apenas ajudar uma pessoa próxima em dificuldade, mas acabamos nos complicando. Fazer empréstimos ou financiamentos para terceiros ou deixar o cartão de crédito com um conhecido é uma razão para ficar endividado.

Perfil de endividados

Está passando por esse problema e quer saber qual é o seu tipo? Essa noção é importante para identificar padrões e ações comuns e, assim, combatê-las. Existem três perfis de endividados:

  1. Ativo: é a pessoa que usa os imprevistos como desculpa e que está sempre contraindo dívidas.

  2. Sobre-endividado: é o apaixonado por empréstimos, parcelamentos no cartão de crédito e por estourar limites do cheque especial.

  3. Passivo: é quem contraiu dívidas por motivos externos, surpresas ou imprevistos, como a perda do emprego.

O que fazer para não ficar endividado

Endividamento é um assunto sério e muitas vezes complexo. Mas existem algumas atitudes simples que podem te ajudar a fugir dessa situação. Basta um pouco de disciplina e organização. Confira algumas dicas:

Controle

Anote todos os seus gastos para saber para onde seu dinheiro está indo. Utilize uma planilha financeira ou um sistema de controle financeiro para te ajudar.

Cartões

Eles são uma armadilha. Se o cartão de crédito for imprescindível, utilize apenas um para não perder o controle dos seus gastos e evitar os juros abusivos aplicados pelos bancos.

Economia

Depois de fazer o controle dos seus gastos, comece a programar um valor para poupar mensalmente. Estipule uma quantia e tenha disciplina para guardar e manter uma reserva financeira.

Parcelamentos

Evite parcelar suas compras em muitas vezes. Essa é mais uma forma de perder o controle sobre o que se está gastando e qual será o rombo que isso causará no final do mês.

Dívidas

Coloque no papel todas as suas dívidas. Procure as instituições ou pessoas e renegocie seus débitos para aliviar seu bolso e permitir que você pague com tranquilidade.

E então, aprendeu o que deve fazer para não ficar endividado? Tem alguma outra dica para compartilhar? Deixe um comentário!