5 dicas para começar o ano colocando as contas em dia

5 dicas para começar o ano colocando as contas em dia

O Brasil não vive um dos seus melhores momentos econômicos e o ano de 2015 acabou não sendo fácil para a maioria das pessoas. Para começar bem um novo ciclo, o ideal é deixar a conjuntura ruim de lado e tentar ficar livre de dívidas.

No entanto, conseguir isso não é tarefa simples. Muitas vezes temos algumas atitudes nocivas, que minam nosso lado financeiro e nos deixam em maus lençóis. Para conquistar um 2016 melhor, temos que mudar de postura. Quer descobrir quais são as melhores dicas para começar o ano colocando as contas em dia? Então não deixe de ler o post de hoje. Confira!

1- Converse com sua família

O primeiro passo para colocar as contas em dia é conversar com a sua família. Para que o impacto da crise no seu lar seja menor, você precisa contar com a ajuda de todos. Deixe claro que só um esforço comum pode trazer bons resultados e que as pessoas precisam se acostumar a apagar as luzes, economizar água e gás, excluir gastos supérfluos e contribuir ao máximo para que os custos diminuam e a receita aumente.

2- Faça um planejamento financeiro

Comece colocando no papel todos os seus gastos fixos: luz, água, telefone, parcela do financiamento ou aluguel, transporte, planos de saúde, etc. Tudo que não pode deixar de ser pago precisa entrar na conta. Depois, é hora de pegar a renda total da família e somar todos ossalários. Feito isso, subtraia os gastos fixos do montante a receber e não conte com ele! Com o que sobrou, você poderá criar um planejamento, ter novas metas de gastos, mirar uma poupança ou até novos investimentos. Soluções de controle financeiro online podem te ajudar na organização das tarefas!

3- Não relaxe o bolso nas férias

As férias podem “sugar” seu dinheiro. Viagens, refeições em restaurantes, passeios, estadias, programas extras: tudo pode pesar no bolso. Para ficar com as contas em dia, não relaxe. Se você pretende alugar um imóvel para temporada, use a cozinha para não gastar muito com refeições na rua. O ideal também é que você passe no seu supermercado de confiança antes de ir, para evitar os preços da alta temporada nos locais turísticos. Comprar passagens com antecedência também pode ser uma boa ideia: existem tarifas promocionais que chegam a custar menos da metade do preço. Com bom senso e inteligência, dá para se divertir sem comprometer o resto do ano.

4- Renegocie antigas dívidas

O início do ano é um bom momento para renegociar dívidas, pois as empresas estão mais abertas para renegociações. Muitas até mesmo enviam propostas com redução de juros ou abatimentos. Uma boa dica é aproveitar este momento para se livrar de contas antigas e deixar de gastar dinheiro com juros. Comece quitando aquelas que têm tarifas maiores e vá eliminando-as ao máximo, até reencontrar seu equilíbrio financeiro.

5- Preserve a segunda parcela do 13º

Muitas pessoas acham que o 13º é para ser gasto, mas a verdade é que ele não é um bônus. Você trabalhou duro para ganhar, então deve pensar muito bem antes de torrar. Poupar essa quantia pode ajudar a deixar as contas em dia num momento mais complicado e servirá para ter uma pequena reserva de segurança. Se você não conseguir guardar tudo, tente segurar pelo menos a metade.

Essas são algumas das melhores dicas para começar o ano colocando as contas em dia. São atitudes simples, mas que podem fazer toda a diferença para que você tenha tempos mais tranquilos. Ficou com alguma dúvida? Tem alguma sugestão? Deixe um comentário!