A Importância do Fluxo de Caixa e porque as Empresas Falem

A Importância do Fluxo de Caixa e porque as Empresas Falem

O fluxo de caixa (cash flow) é uma ferramenta gerencial que registra o fluxo de entrada e saída de recursos financeiros em um determinado período tempo. Ele pode ser semanal ou quinzenal, porém o mais comum é o controle mensal.

A finalidade de se controlar o fluxo do dinheiro é dar suporte ao gestor da organização na tomada de decisões, que se baseia em um banco de dados que lhe apresenta um histórico do fluxo financeiro ao longo do tempo.

O conceito de fluxo de caixa é simples, e o objetivo deste artigo é mostrar sua importância como ferramenta de suporte ao gestor, que alinhado ao conhecimento econômico e com vista ao cumprimento dos objetivos organizacionais, é capaz de gerenciar a organização com efetividade, sendo mais produtivo ao aproveitar oportunidades de mercado por ter caixa.

Regime de caixa e de competência

No regime de competência se realiza o registro financeiro na data geradora não levando em consideração a data da receita ou despesa efetiva. Por exemplo: se uma venda foi realiza hoje com recebimento em 90 dias, no regime de competência o fluxo de caixa irá fazer o registro na data de hoje. O problema é que ao se realizar uma venda a prazo não se tem a garantia do recebimento, este pode não ocorrer na data prevista e até mesmo não ocorrer.

O regime de caixa realiza os registros financeiros quando estes foram liquidados. Neste caso o fluxo de caixa mostra um retrato fiel da situação financeira da empresa, porém nem sempre seu registro está alinhado ao fato gerador, o que pode atrapalhar projeções e estimativas para a tomada de decisão de quanto e quando comprar e produzir, por exemplo. Uma receita registrada hoje pode estar refletindo uma venda à vista de hoje ou o recebimento de uma duplicada de uma venda de meses atrás.

Nada impede de uma organização manter dois fluxos de caixa, um em regime de caixa e outro de competência e assim ter duas visões do mesmo mapa para a tomada de decisões.

Controle orçamentário

Organizações podem dividir seu orçamento por departamentos, setores ou áreas funcionais. O setor de controle orçamentário é o responsável pelo gerenciamento do orçamento de cada um deles. Imagine uma empresa que fatie seu orçamento em porcentagens distintas entre os seus departamentos: marketing, recursos humanos, produção, pesquisa e desenvolvimento, etc. É possível, e mesmo desejável, um fluxo de caixa para cada um dos departamentos.

fluxo_de_caixa

Provisionamento

Provisionar nada mais é que reservar uma receita para um fim específico. O departamento de controle orçamentário com base na análise do fluxo de caixa do departamento de recursos humanos nos últimos anos pode indicar ao seu gerente que é necessário provisionar x reais da receita para cobrir despesas em processos trabalhistas.

Este é apenas um exemplo de como o fluxo de caixa pode ser uma importante ferramenta para a gestão empresarial.

Receita versus lucro

Uma grande receita não significa um grande lucro. Isto é meio óbvio, mas muitos confundem receita com lucro. Há empresas com receitas altíssimas que estão à beira da falência.

Custo marginal

O custo marginal é a soma dos custos fixos e variáveis. Alguns custos são facilmente identificados, outros não. É muito fácil quantificar a quantidade de parafusos usados na fabricação de um motor: basta somá-los. Porém, estabelecer a quantidade de água e energia elétrica é muito mais complexo.

O custo marginal, entre outros fatores, é usado para definir o preço de venda. Quando este apresenta erros em seu cálculo a empresa pode comercializar um produto ou serviço com margens não satisfatórias.

Um fluxo de caixa pode apresentar alta complexidade e registrar de forma detalhada o custo específico de cada unidade produzida, e assim o preço de venda de um produto ou serviço ser melhor precificado por conseguir se estabelecer um custo marginal mais preciso.

Fluxo de caixa livre

O fluxo de caixa livre nada mais é que o dinheiro que efetivamente a empresa possui em caixa, líquido, após deduzir os gastos provisionados e realizar o pagamento de impostos e encargos. A definição contábil é mais complexa, mas meu desejo não é pormenorizar a definição. Sendo objetivo, o fluxo de caixa livre é o dinheiro em caixa. Com dinheiro em caixa oportunidades de mercado podem ser aproveitadas. A empresa também pode usar seu fluxo de caixa livre para pagar dividendos aos acionistas.

administracao

Pense numa empresa que importa componentes eletrônicos taxados em dólar. Seu custo de produção depende da cotação da moeda norte-americana. Hoje o dólar está apreciado frente ao real. No início do ano era o real que estava apreciado.

Esta empresa tendo caixa livre e com uma equipe gerencial competente poderia antecipar a subida do dólar, afinal era sabido que a economia do EUA começava a sair da recessão e o FED (banco central americano) iria subir o juro e, portanto, retirar (ou injetar menos) dólares do mercado; com isto, obviamente, o dólar iria se apreciar e países tupiniquins como o nosso ter a moeda depreciada. A empresa numa decisão estratégica poderia antecipar a compra de seus componentes taxados em dólar e ampliar seu estoque de matéria-prima, ou ainda fazer um contrato para entrega futura.

O que quero dizer através deste exemplo é que uma empresa com uma equipe gerencial competente e com caixa, e uma coisa está ligada à outra, pode antecipar-se a problemas macroeconômicos e ter vantagem competitiva.

Fluxo de caixa descontado

O fluxo de caixa descontado é um método de avaliação usado para estimar a atratividade de um negócio. Faz projeções de fluxo de caixa futuro e as traz para o valor presente. Através do método de fluxo de caixa descontado é possível precificar o valor de um ativo e dizer se ele está caro ou barato.

Aqui diversas variáveis macroeconômicas (dólar, Selic) e setoriais são levadas em consideração.

A decisão da empresa pode ser, por exemplo, comprar ou não comprar um terreno para a ampliação de suas instalações? Continuar alugando ou comprar um barracão? Para isto é fundamental ter um fluxo de caixa livre e com a ajuda do fluxo de caixa descontado avaliar o preço do ativo na data presente e definir se seu preço está alto, no preço ou descontado. Quando este último for o caso pode ser uma decisão a realização da compra.

Ainda é possível a tomada de decisão gerencial se, outro exemplo, vale a pena antecipar o pagamento com desconto de uma duplicada que vence em 12 meses e seu juro está atrelado à taxa básica de juros (Selic).

Perceba como o fluxo de caixa é uma ferramenta fundamental para a decisão gerencial. O conhecimento administrativo, econômico e contábil é fundamental para a sobrevivência de qualquer organização em um mercado tão competitivo.

Missão e objetivos organizacionais

Toda organização nasce para satisfazer uma carência do mercado. Gerar lucro é consequência, é o benefício ganho ao satisfazer o consumidor. Infelizmente muitos vêem o lucro como anátema quando ele deveria ser visto como virtude. Quanto mais uma organização gera lucro e cresce mais bem quista ela deveria ser aos nossos olhos, pois se ela gerou lucro é porque satisfez o mercado e isto é louvável.

Todo fluxo de caixa de uma empresa deve ser administrado pelo seu corpo gerencial em vista a cumprir os objetivos organizacionais que foram traçados com base na missão da organização.

De cada oito dez empresas vão à falência nos 5 primeiros anos de vida. O motivo é muito simples: não há administradores profissionais no gerenciamento da empresa (aqui não falo em profissionais necessariamente formados em administração, mas em profissionais com conhecimento em administração), elas nascem sem missão e objetivos claros; falta conhecimento econômico, e sem entender o mínimo de economia fica difícil planejar a organização para o futuro e, ainda seus donos só pensam no lucro quando deveriam o ter como consequência de uma satisfação ao mercado.

Uma boa semana!