Aposentadoria com o INSS quebrado, será?

Aposentadoria com o INSS quebrado, será?

Nos últimos anos a expectativa de vida aumentou consideravelmente. A medicina é a grande responsável por tal feito, pois evoluiu muito nos últimos 25 anos e, com novas descobertas e medicamentos, tem permitido às pessoas viverem mais e melhor.

Como se sustentarão nossos aposentados?

Na década de 50 do século passado, havia 8 pessoas trabalhando para cada aposentado, na década de 70 este número caiu para 4,2 e hoje já é menos que 2.

A expectativa de vida do brasileiro, hoje, é de pouco mais de 73 anos (IBGE). Só que esta informação é meio distorcida, pois não descarta a mortalidade infantil e juvenil. Quando pensamos no INSS pagando aposentadorias, o tempo estimado de vida deve ser elevado. O mais correto seria um cálculo de anos vividos após se completar 60 ou 65 anos, aí sim teríamos dados realistas e não a média geral. Lembre-se, a média é burra.

Uma coisa é fato, o INSS não se sustenta por muitos anos da forma que está estruturado. Cada vez teremos mais aposentados e menos contribuintes e, como estamos vivendo mais, o governo terá que pagar aposentadorias por mais tempo.

Realmente devemos nos aposentar? Para que?

O pessoal da terceira idade vive bem, com saúde e tem muita lenha para queimar, não há porque se aposentar. O trabalhador do conhecimento pode trabalhar sempre, não há porque se falar em aposentadoria. O guro da administração Peter Drucker morreu em 2005 aos 95 anos, trabalhando; o arquiteto Oscar Niemeyer está com 103 anos e ainda trabalha.

O fator idade, na minha visão, não deveria ser o que conta para alguém decidir se aposentar. Penso eu que ao se chegar aos 60, 65 anos, poderíamos reduzir para poucas horas por dia as horas trabalhadas, mas não parar. O cérebro é um musculo e todo musculo parado atrofia. Devemos talvez pensar em recomeçar novamente aos 60. Literalmente. Novo curso superior, novos aprendizados e desafios. Ou quem sabe ser um consultor na área que já atua.

Temos defendido (eu e outros blogueiros) investimentos constantes visando à independência financeira. Investimentos que gerem renda passiva. Tal atitude irá garantir um futuro tranquilo para você sem depender do quase falido sistema do governo. Não me venha com argumentos que cabe ao governo e blá, blá, blá garantir que seus idosos vivam de maneira digna. Isto eu sei, você sabe e todo mundo sabe, agora também sabemos que contar com o governo para alguma coisa é burrada, isto mesmo, burrada e das grandes. Esqueça o governo e viva uma vida de forma a não precisar dele nunca.

Mais da metade dos aposentados (54%) recebem um salário mínimo. Sabemos que um plano de saúde decente nesta idade custa esse valor ou mais. Também deve ser do seu conhecimento que o teto do INSS para pagar aposentadorias é de R$ 3.418,00; imagine alguém que ganhe 15 mil reais mensais e quando se aposentar passar a receber tal quantia. Sim, acontece isso com muitos, pensam somente no hoje e se esquecem do futuro.

Para terminar, então eu lhe digo três coisas: não conte com o INSS, ele poderá falhar; não pense em se aposentar, pense em continuar ativo até a morte e invista pensando em suas despesas no futuro, pois sua renda será menor e suas despesas serão maiores.

Pense nisso!