Baixo custo e diversificação, esse é o segredo!

Baixo custo e diversificação, esse é o segredo!

Ter custos baixos e alta diversificação é o segredo para potencializar os ganhos nos investimentos. Investimentos passivos, usando índices de referência, é a melhor escolha para a grande maioria dos investidores. Investidores estes que desejam alcançar a maior rentabilidade possível sem perderem o sono pensando se fizeram a escolha certa.

Entender a lógica do mercado financeiro não é nenhum bicho de sete cabeças, o que dificulta um pouco é o jargão utilizado por especialistas e investidores nos fóruns de discussão. Aqui no Efetividade blog eu procuro sempre fugir dos termos técnicos, quase sempre é possível dizer a mesma coisa utilizando uma linguagem simples e direta.

No mercado financeiro existem centenas de investimos disponíveis, um com nome mais bonito e complexo que o outro. Mas, para ser um investidor que gaste pouco e tenha boa diversificação, você só precisa investir em dois ativos, esquecer um monte de outros e deixar de ler e acreditar em um monte de bobagem que falam por aí também.

Onde não investir e o que não ler ou ver?

Não invista em caderneta de poupança, rende uma miséria. Ela tem duas grandes vantagens: liquidez imediata e facilidade de investir, vantagens que não justificam a possibilidade de maiores ganhos em outros investimentos igualmente fáceis. Em caderneta de poupança deixe no máximo o dinheiro da reserva de emergências e ainda somente parte dele.

Também não empreste seu dinheiro a um banco através de um CDB, não compensa, eles pagam pouco. CDB é vantagem apenas para quem tem quantias significativas para investir. Os bancos pagam pouco para quem tem pouco dinheiro. CDBs só são compensadores para investimentos a partir de 100 mil reais, quantia para poucos, concorda comigo?

Fundos DI, esqueça também, não ganham nunca do Tesouro Direito como o meu amigo Guilherme provou com números em artigo escrito no Valores Reais. Clique aqui e leia o artigo.

Você também não deve ligar muito para as recomendações das corretoras, já escrevi sobre isso outro dia, clique aqui para ler o texto. Corretoras ganham com corretagem, sendo assim, quanto mais você comprar e vender ações, mais eles ganham. Eles mudam a carteira recomendada todo mês, algumas toda semana. Bobagem gente, leia as recomendações como forma de aprendizado, mas não dê tanto crédito a estes relatórios.

Revistas com nome e sobrenome, esqueça-as. Eles escrevem tanta, mais tanta bobagem sobre investimentos. Elas recomendam VGBL e fundos de bancos de grife. Fuja dessas publicações padronizadas. São uma @#$%^&.

No que investir então?

Para o investidor iniciante e mais preocupado em lucrar do que entender a fundo o mercado, recomendo apenas dois investimentos: Tesouro Direto em renda fixa e ETFs para renda variável.

Se você investir apenas em BOVA11, por exemplo, estará comprando todo o índice Ibovespa e gastará pouco com corretagem. Quer coisa mais simples que isso! Compre cotas do ETF, deixe o gestor fazer a parte dele e vá curtir sua vida sem se preocupar. No longo prazo você ganhará; a história mostra isso.

Agora o Tesouro Direto, sem dúvida nenhuma, é o melhor investimento disponível no Brasil. Fácil, tudo feito via Internet; permite operar com valores pequenos, menos que 100 reais; não é necessário operar todo mês; custos baixos e isenção de custódia por pelo menos três corretoras presentes no mercado. As vantagens são muitas, todo investidor deveria começar operando no Tesouro Direito. Fora que é o investimento com menor risco, não é loucura eu dizer que o risco é zero. Ele é menos arriscado que a caderneta de poupança.

A essa altura muitos já devem estar pensando que existem outros bons investimentos. Sim, o ouro, por exemplo, foi o investimento campeão em 2010. Também posso citar o investimento em Fundo de Imóveis, outro bom investimento. Mas o objetivo hoje foi ser simples, objetivo e direto com uma boa rentabilidade e diversificação satisfatória.

Só para encerrar, baixo custo é você gastar até 1% com custódia, corretagens, DOC/TED e mais encargos que possam surgir. Para mim, pagar mais que isso, não é baixo custo.

Abraço!

Editado:

Veja só a notícia que acabo de ler no site da revista Você S/A, clique aqui. O fundo investe em Renda Fixa e você pode fazer isso sozinho, não precisa de bancos para isto. Mas ao invés de eles falarem do Tesouro Direto, eles preferem promover o banco. Será que o banco é anunciante da revista? :-D