As 4 maiores vantagens do crédito imobiliário

As 4 maiores vantagens do crédito imobiliário

Comprar uma casa ou apartamento é um grande passo em direção à liberdade. Seja com o objetivo de sair de uma vez por todas do aluguel ou ainda para iniciar a construção do próprio patrimônio, a conquista é uma das mais cobiçadas entre os brasileiros. É preciso agir com cautela e refletir sobre cada detalhe com carinho para fazer o melhor negócio.

Uma vez escolhido o apartamento dentro de um bairro agradável e com características que atendem suas necessidades, é preciso definir como você fará para pagar o imóvel. Ocredito imobiliario é uma das formas mais populares pois traz algumas vantagens competitivas frente a outros meios de pagamento. Conheça algumas delas nesse artigo!

O financiamento mostrou-se uma grande oportunidade em 2020

A Taxa Selic é a taxa básica de juros da economia do Brasil e é utilizada no setor bancário para mensurar o valor dos juros que o governo paga por empréstimos tomados dos bancos.

Basicamente é ela que define o valor-base dos juros pagos em cartões de crédito, cheque especial da sua conta e financiamentos imobiliários, por exemplo. Quanto mais alta, maiores os juros. A mesma lógica pode ser empregada quando ela está baixa, como em nosso atual momento.

Para fins comparativos, é preciso levar em consideração que essa taxa foi de 6,50% entre o início de 2018 e a metade de 2019. De lá para cá, com as medidas do atual governo e como resposta à crise econômica provocada pela pandemia, ela foi reajustada 6 vezes só esse ano e está hoje definida em 2%.

Isso quer dizer que os valores dos juros pagos em financiamentos também despencaram, indicando uma boa oportunidade para quem deseja contratar um crédito imobiliário.

Maior equilíbrio nas contas

Ainda sobre o tópico “pandemia”, 2020 mostra-se diariamente um ano de incertezas econômicas tanto no setor público quanto no setor privado. Ao mesmo tempo que é um ano com pouco espaço para iniciativas mais arriscadas em termos de investimento, a tendência é a baixa no valor dos imóveis.

Com isso, é possível barganhar em uma hipotética compra “à vista” de uma casa ou apartamento. Por outro lado, o alto valor investido em um imóvel pode sacrificar suas reservas de segurança para eventualidades causas pelos momentos de crise. Dessa forma, o financiamento imobiliário se coloca como uma ótima opção para quem prefere pagar em longo prazo e com tranquilidade, podendo guardar uma boa poupança para o futuro.

Possibilidade de mudança mais rápida

É normal esperar meses ou até anos para juntar a quantia exata referente ao valor de um imóvel com o objetivo de ganhar um desconto na hora de fechar negócio. O problema é que o proprietário do apartamento não fica esperando o nosso momento certo e pode fechar com outro comprador durante o período.

O crédito imobiliário traz a oportunidade aos contratantes de viabilizar de forma mais rápida a conclusão dessa jornada, garantindo que os mesmos possam realizar seu sonho em muito menos tempo.

Liquidação antecipada é uma forma de economizar

Quando pagamos as parcelas de um financiamento, parte do valor é destinado ao pagamento de juros à instituição onde o crédito foi contratado. À medida que o tempo vai passando, as parcelas vão diminuindo – assim como em um empréstimo.

A iniciativa de quitar de forma antecipada algumas ou todas as parcelas do seu contrato, caso seja possível, é uma medida que traz um saldo positivo para suas finanças pois você não paga os juros atrelados a cada parcela que antecipa, economizando no valor final do financiamento.

Comprar casa ou apartamento é um grande momento na vida de qualquer pessoa. Para que tudo corra da melhor forma possível, crie um planejamento, converse com a sua família e descubra qual banco cobre melhor as suas necessidades em termos de financiamento. Boa sorte!