Os motivos para tirar seu dinheiro da poupança agora

Os motivos para tirar seu dinheiro da poupança agora

A caderneta de poupança é uma das aplicações mais feitas pelos brasileiros até hoje. Muita gente só conhece essa forma de economizar, popularmente conhecida como uma das mais seguras do mundo dos investimentos, principalmente porque não paga taxas, rende a mesma coisa em qualquer banco e pode ser regatada a qualquer momento.

No entanto, essas características não são suficientes para fazer dessa uma boa opção de investimento, e a verdade é que, ao fazer essa opção, você pode, inclusive, estar perdendo dinheiro . Como? É isso que vamos te explicar.

Continue lendo e conheça os principais motivos para tirar o seu dinheiro da poupança agora .

Pode render menos que a inflação

Essa é uma informação que muita gente desconhece, mas a verdade é que ao investir dinheiro na poupança, você acaba perdendo poder de compra, pois provavelmente vai retirar, depois de um tempo, um valor inferior ao depositado hoje.

Aliás, isso é o que vem acontecendo praticamente todos os meses desde 2012, se olharmos para a rentabilidade real da poupança de lá pra cá. Ou seja, a poupança é praticamente um empréstimo sem juros para o governo. E não é exatamente isso o que você deseja fazer, não é mesmo?

Só rende uma vez por mês

Na poupança, o valor investido só rende após 30 dias do depósito. Caso você precise retirar o dinheiro antes desse período, perde todos os ganhos dos outros dias que o dinheiro ficou lá e não lucra nada.

Há opções melhores

Mesmo que você seja um investidor com perfil conservador, existem diversas outras modalidades de investimento, também consideradas seguras, cujo rendimento é muito mais atrativo.

O Certificado de Depósito Bancário (CDB), por exemplo, rende mais que a poupança e tem liquidez diária. Outra opção é investir no Tesouro Direto, ou seja, em títulos públicos – seu dinheiro também valoriza mais e o retorno é garantido.

A Letra de Crédito Imobiliário (LCI) e a Letra de Crédito do Agronegócio (LCA) são outros investimentos que rendem mais, não pagam impostos e têm a proteção do Fundo Garantidor de Crédito. Os dois podem valorizar o seu dinheiro até 70% a mais do que a poupança.

Seu passado a condena

Apesar de muita gente dizer que o congelamento das poupanças não é possível nos dias de hoje, não dá para ignorar que isso é algo que já aconteceu em um passado não muito distante – tão perto que muita gente ainda se lembra. Além disso, a poupança está sempre sujeita a intervenções do governo, que pode mudar as regras a qualquer momento.

Ela não é totalmente segura

Engana-se quem pensa que seu investimento estará a salvo, independente do que aconteça, especialmente se estamos falando de um valor alto. Caso o banco no qual você tem uma poupança quebre, por exemplo, o Fundo Garantidor de Crédito só paga até R$ 250 mil – a única exceção é a Caixa Econômica Federal, que garante 100% de reembolso.

Gostou desse artigo? Que tal acessar outros conteúdos do nosso blog e melhorar de vez a sua educação financeira?

Procurando um controle de investimentos? Clique aqui e conheça agora!