Como conseguir poupar dinheiro mesmo ganhando pouco?

Como conseguir poupar dinheiro mesmo ganhando pouco?

Um dos grandes desafios de qualquer pessoa e/ou família é conseguir, ao fim de cada mês, guardar uma determinada quantia de dinheiro, que sirva como conforto e segurança para a sequência dos meses e anos. Essa luta é ainda maior conforme o rendimento mensal é menor, obviamente.

Por isso, vamos falar um pouco mais sobre dicas para aqueles que pretendem poupar dinheiro, mesmo sem uma renda muito significativa. É possível fazer, mas alguns parâmetros precisam ser seguidos.

Tente quitar as contas no menor intervalo de tempo possível

Os custos básicos mensais passam, principalmente, pelas contas e mensalidades, que são valores fixos e com pouca variação. Para uma melhor organização, o ideal é conseguir uma data única, ou dias próximos, para quitar todos os compromissos.

Desta forma, torna-se mais fácil organizar o orçamento mensal. Se as obrigações ficam espalhadas ao longo do mês, o controle é mais difícil. Isso porque é preciso guardar determinada quantia, mas isso, por vezes, não ocorre e tudo vira uma bola de neve. Portanto, se as contas são quitadas rapidamente, é mais tranquilo olhar para o restante do orçamento e se organizar para sobrar no fim do mês.

Descarte gastos desnecessários

Em qualquer nível de ganhos mensais, os gastos desnecessários podem atrapalhar o orçamento. No caso de quem ganha menos, mais ainda. Por isso, para que seja possível poupar recursos mesmo sem salários exorbitantes, é necessário muito controle emocional para não sucumbir perante vontades e impulsos.

Não queremos dizer que não se pode ter luxo de vez em quando. Mas é fundamental que não haja irresponsabilidade. Como a fonte de receita é menos vasta, qualquer compra supérflua deve passar por um planejamento e pela certeza de que recursos foram guardados para tal. Em outro caso, as chances de sucesso na busca pela poupança se torna muito menor.

Registre saídas e coloque metas

Na prática, tudo passa por planejamento e capacidade de cumpri-lo. Quando há limitação de verba, qualquer compra ou saída de dinheiro precisa ser registrada. Coloque em um papel, diariamente, tanto gastos em dinheiro como cartões e débitos automáticos. Tendo isso formalmente anotado, fica mais fácil lembrar e evitar ultrapassagens no orçamento estabelecido.

Além disso, é importante a colocação de metas, independentemente do período de tempo escolhido. Guardar x reais por mês, y por semana ou z no ano, pouco importa. Mas é preciso ter um objetivo claro. Mais uma vez, o controle financeiro pessoal ajuda na execução e auxilia na luta pela poupança.

No fim, os pontos fundamentais são: responsabilidade e planejamento. É possível guardar dinheiro, independentemente da renda. Para quem ganha menos, é provável que alguns luxos sejam deixados de lado, mas com perseverança é possível guardar mensalmente e, em algum momento, usufruir desta quantia para se dar o direito de gastar no futuro, com maior tranquilidade e sem riscos à saúde financeira.

Quer expandir ainda mais seu conhecimento sobre assuntos relacionados à administração financeira? Leia outros artigos de nosso blog, nos quais passamos informações relevantes para complementar o tema. 

Procurando um Gerenciador Financeiro Pessoal? Clique aqui e conheça agora!