Brasil e a moeda digital

 Brasil e a moeda digital

Brasil e a moeda digital

Uma moeda digital brasileira poderá ser emitida em breve pelo Banco Central. Ele funcionará como uma extensão da moeda física.

De acordo com o Banco de Compensações Internacionais (BIS), alguns fatores foram cruciais para o surgimento da moeda digital do Banco Central (Central Bank Digital Currencies).

Entre eles estão às facilidades dos métodos de pagamento e finanças que foram estimulados pela explosão das novas tecnologias.

Outro fator determinante foi a pandemia provocada pelo novo Coronavírus. O isolamento social impulsionou grande parte da sociedade para o mundo digital.

Autoridades de vários países do mundo estudam a implementação de uma moeda digital. O Brasil não poderia ficar de fora deste novo cenário.

Moeda digital: quando ela chegará ao Brasil?

A moeda digital não tem um cronograma para a implementação no Brasil.

Entretanto, em determinadas ocasiões, Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, mencionou que seu lançamento poderia ocorrer em 2022.

Alguns debates serão aprofundados com base em questões essenciais para o sucesso da moeda digital.

Entre as discussões está uma análise detalhada sobre as tecnologias consideradas mais adequadas para a sua implementação.

Também fazem parte do debate os processos de pagamento que poderão ser beneficiados pela emissão da moeda digital brasileira.

Diretrizes da moeda digital

Um grupo específico de trabalho foi montado no intuito de elaborar as diretrizes que envolvem a criação de uma moeda digital nacional.

Essas diretrizes apontam para um possível desenvolvimento de modelos considerados inovadores, possibilitados pelas novas tecnologias.

Alguns exemplos desses modelos inovadores podem ser mencionados:

- Dinheiro programável

- Internet das coisas

- Contratos inteligentes

- Utilização nos pagamentos em varejo

- Operação online e offline

Qual é o objetivo da moeda digital?

A moeda digital tem alguns objetivos. Seu uso está diretamente ligado com a redução dos custos, aumento na segurança e inclusão digital e financeira.

Além disso, a moeda digital fornece mais eficiência para o Brasil nas transações globais e regionais.

A nova moeda também terá a capacidade de acompanhar o ritmo das novas tecnologias em um cenário econômico nacional.

A moeda digital é considerada uma criptomoeda?

De acordo com o Banco Central, a moeda digital não é considerada uma criptomoeda.

Ela é unicamente uma representação da moeda que foi emitida pela autoridade monetária do Brasil, distanciando-se do conceito de criptomoeda.

A utilização da moeda digital é garantida pela política monetária brasileira, sendo apontada como uma extensão da moeda física.

Como a moeda digital funcionará?

A moeda digital funcionará de acordo com o modelo funcional da moeda física.

Sua emissão será realizada pela autoridade monetária nacional. A distribuição terá intermédio do Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB) e dos custodiantes presentes no Sistema Financeiro Nacional (SFN).

O processo de relacionamento entre instituições e clientes estará presente no cenário da moeda digital brasileira.

A utilização de recursos online será possível por meio de transferências e pagamentos em estabelecimentos, facilitando o desempenho dos sistemas financeiros.

Existem dificuldades tecnológicas nas formas de pagamento offline, mas alguns recursos estão sendo estudados no intuito de possibilitar a implementação deste sistema.

As transações offline apresentarão funcionalidades análogas aos pagamentos efetuados com a moeda física.

Gostou do texto? Entre em nosso blog e leia mais assuntos como esse.