Principais gastos para criar um filho

Principais gastos para criar um filho

Ter um filho é um grande passo na vida de uma família ou de uma pessoa. E é por isso que é preciso planejamento e organização na hora de pensar nesse momento, para que tudo ocorra bem e sem apertos.

É claro que os filhos não são apenas gastos, são entes queridos e amados pelos pais. Mas, também é preciso pensar nos custos envolvidos nesse processo para que a família consiga equilibrar as finanças e dar uma vida confortável para os seus membros.

Vamos entender, aqui, quais são os principais gastos que você terá quando decidir adicionar mais um membro na família. Alguns deles todos se lembram, mas outros passam despercebidos quando o planejamento está sendo feito.

Gastos no nascimento

Nascer exige uma série de itens e cuidados que precisam estar na ponta do lápis. E eles começam antes mesmo do bebê chegar. No pré-natal existem despesas com consultas médicas e exames necessários para garantir que a saúde da mãe e do filho estão em ordem.

Além disso, é nessa fase que as famílias preparam o enxoval dos filhos. Roupinhas, fraldas, roupas de cama… tudo para que o bebê chegue ao mundo com conforto e acolhimento.

Primeiros meses

Nessa fase a criança cresce muito rapidamente e isso faz com que as roupas e acessórios precisem ser trocados com regularidade. Fraldas e produtos de limpeza também são muito utilizados nessa fase, então é preciso organizar um estoque de produtos que o bebê possa precisar.

Primeiros anos

Quando o bebê cresce um pouco chega a fase de interagir com o mundo externo. Um dos custos mais altos nesse momento é com as creches, que podem apresentar valores variados.

É importante pesquisar quais são as suas necessidades e encontrar um local que se adeque a elas e também ao seu bolso. Esse planejamento é fundamental para equilibrar as finanças com o bem-estar do seu filho.

Idade escolar

Os gastos maiores aqui passam a ser com escolas (que são consideravelmente mais caras que as creches), material escolar, e itens que já começam a entrar na vida das crianças, como celulares e computadores.

É bom lembrar que quanto mais alta a série escolar, maior o valor das mensalidades, por isso esse aumento precisa estar inserido no planejamento. Também é importante se organizar para projetos a longo prazo, como a formação universitária.

Saúde e alimentação

Esses dois itens estão presentes durante toda vida do filho, então é importante que estejam sempre dentro do orçamento e do planejamento dos pais. Mas, lembre-se de não reservar apenas o básico. É preciso ter, se possível, uma reserva para emergências de saúde que possam acontecer.

Quando se planejar?

O começo do planejamento deve ser antes mesmo do filho nascer. Quando os pais resolvem ter a criança já é o melhor momento para começar a organização de como será essa criação.

É claro que muitas coisas fogem do controle e muitas surpresas acontecem no caminho. Mas, sem o planejamento inicial a chance de algo dar errado é muito maior.

Contar com umbom gerenciador financeiro é de grande ajuda na hora de fazer esse planejamento.

Se quiser saber mais sobre maneiras de organizar sua vida financeira e ler sobre temas importantes de planejamento, basta acessar o nosso blog! Temos sempre um conteúdo interessante para te ajudar.

Procurando um Gerenciador Financeiro PessoalClique aqui e conheça agora!