Como eliminar gastos desnecessários?

Como eliminar gastos desnecessários?

Ter o controle sobre as finanças é uma atitude necessária para todos nós, mas isso não quer dizer que seja fácil de alcançar um bom nível de estabilidade. Um bom jeito de começar a melhorar sua situação econômica é cortar os gastos desnecessários.

Para isso, algumas medidas se fazem necessárias, para que se identifique o que pode ser removido e, posteriormente, iniciar o processo de economizar.

A seguir, vamos te dar algumas dicas de como fazer isso, com alguns passos simples.

Coloque todas as despesas em um gerenciador financeiro

A primeira coisa a se fazer é entender qual o destino que você está dando ao seu dinheiro, e a maneira mais fácil de ver como está o seu cenário financeiro é registrar  tudo o que gasta, por ao menos um mês.

Fazendo isso, você terá uma noção melhor, tanto daquilo que deve ser pago de qualquer forma quanto dos pequenos gastos que poderiam ser evitados. São eles que, mesmo sendo pequenos, ao juntar tudo, acabam se tornando em uma fatia expressiva do seu orçamento.

A partir desta lista, você pode começar a eliminar o que não é vital para a sua vida.

Estabeleça suas prioridades

Ainda pegando carona no tópico anterior, ao ver tudo o que você tem de despesas durante o mês, procure separar tudo em nível de prioridades, a fim de identificar o que é, de fato, relevante e o que é supérfluo.

Normalmente, as contas referentes à moradia, saúde, alimentação, transporte, educação, internet etc., são aquelas necessárias para viver tranquilamente. Claro que esse conceito pode variar, cabendo a você entender o que realmente não pode ser deixado de lado.

Renegocie as suas dívidas

Entrar no cheque especial ou gastar demais no cartão de crédito, via de regra, são gastos que precisam de atenção especial, que se torna muito oneroso, principalmente por conta dos juros cobrados.

Portanto, fale com seu gerente e renegocie as suas dívidas, para que você possa arcar com tudo sem problemas, eliminando esse tipo de despesa o quanto antes.

Faça uma lista de compras

Ir ao mercado é, muitas vezes, uma tentação enorme, ainda mais se você gosta de consumir doces e petiscos. Por isso, para evitar os gastos desnecessários, que no fim do mês acabam pesando no orçamento, faça uma lista de compras antes de sair de casa.

Dessa forma, você diminui as compras por impulso, que são as grandes vilãs nesse momento de economia, desde que tudo seja seguido à risca, sem nada fora do que já foi previamente combinado e pesquisado.

Atenção para as datas especiais

Mesmo em tempos de economia, existem algumas datas comemorativas que, mesmo naquelas que não gostamos, acabamos tendo que dar um ou mais presentes.

Para evitar surpresas e gastos de última hora, procure criar um calendário com elas, incluindo todas as que são relevantes e demandam certo dinheiro. Fazendo isso, você poderá se programar melhor, comprando com antecedência e aproveitando eventuais promoções.

Compras de última hora, normalmente, são mais caras do que as planejadas.

Gostou das dicas? Continue navegando pelo nosso blog e veja mais artigos sobre controle financeiro.

Procurando um Gerenciador Financeiro PessoalClique aqui e conheça agora!