Melhores filmes sobre investimento e mercado financeiro

Melhores filmes sobre investimento e mercado financeiro

O cinema é um celeiro de histórias, tanto de ficção, quanto baseadas em acontecimentos reais. E o mundo das finanças não está de fora da sétima arte, que por sua vez, possui muitas obras interessantes, que podem servir como fonte de estudo e inspiração para todos nós.

A seguir, vamos lhe dar dicas de cinco filmes, que te ensinam, mas também te entretém.

O Lobo de Wall Street (2013)

Um título muito conhecido e elogiado, que tem como astro o ator Leonardo DiCaprio. Ele interpreta Jordan Belfort, um corretor de títulos que realmente existiu nos Estados Unidos e fez um grande sucesso no fim da década de 1980.

Aqui, nos é contado como ele conseguiu usar algumas brechas no sistema norte-americano, resultando em um grande enriquecimento, além de tornar a sua empresa uma das maiores em seu setor.

A Grande Aposta (2015)

Trazendo nomes de peso em seu elenco, tais como Brad Pitt, Steve Carell, Christian Bale e Ryan Gosling, essa obra foi a grande vencedora do Oscar de Melhor Roteiro Adaptado, do ano 2016.

Os protagonistas são agentes financeiros, que conseguiram se antecipar à crise de 2008, apostando que a chamada “bolha imobiliária” dos Estados Unidos iria estourar. Aqui a linguagem da economia é passada de forma divertida e didática.

Jogo do Dinheiro (2016)

Estrelado por George Clooney, no papel de Lee Gates, e Julia Roberts, no papel de Patty Fenn, o longa nos conta a história de um apresentador de TV que dá conselhos sobre investimentos, mas que é sequestrado após uma pessoa ficar frustrada por ter seguido os seus conselhos.

Além dessa trama principal, o filme também nos mostra um esquema de corrupção mundial, demonstrando aos espectadores, como o mundo das finanças está totalmente interligado.

Capitalismo: Uma história de amor (2009)

Este aqui é um documentário, que se passa entre os anos de 2007 e 2009, exatamente na crise financeira global e na transição de poderes, marcada pela saída de George W. Bush da presidência dos Estados Unidos, dando lugar a Barack Obama.

O diretor Michael Moore entrevistou diversas figuras, tanto da economia e da política, quanto cidadãos comuns, criticando duramente o sistema capitalista que, de acordo com Moore, corrompeu os ideais de liberdade, previstos na Constituição Americana, criada em 1787.

O Homem Que Mudou o Jogo (2011)

Apesar de ter o baseball, um dos esportes mais populares dos Estados Unidos, como pano de fundo, ele conta a história real de Billy Beane (Brad Pitt), que era gerente-geral do time Oakland Athletics, no final da década de 1980.

Por ser uma franquia com sérias limitações financeiras, Beane acabou criando um sistema de estatísticas, que seria responsável pela contratação de atletas jovens, até então desconhecidos e sem renome, mesclando com outros mais experientes, mas em fim de carreira.

Vale lembrar que essa obra foi indicada para diversos prêmios no Oscar de 2012. São eles: de Melhor Filme, Melhor Ator (Brad Pitt), Melhor Ator Coadjuvante (Jonah Hill), Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Edição e Melhor Som.

Acesse o nosso blog e veja mais conteúdos sobre o mercado financeiro!

Procurando um Gerenciador Financeiro PessoalClique aqui e conheça agora!