Saiba o que é uma carteira de ativos e como criar a sua

Saiba o que é uma carteira de ativos e como criar a sua

Hoje, investir se tornou uma opção excelente para quem busca aumentar seus rendimentos e, consequentemente, seu patrimônio. No entanto, para quem deseja iniciar no mundo dos investimentos é essencial entender alguns conceitos, por exemplo, carteira de ativos. Você sabe o que é?

Na dúvida, continue a leitura. Aqui, apresentamos tudo o que você precisa saber sobre o assunto, para que assim se torne um expert!

O que é?

A carteira de ativos, também conhecida como carteira de investimentos, pode ser compreendida como o conjunto de aplicações do investidor, seja pessoa jurídica ou física. Ela é também chamada de portfólio de investimentos e reúne todos os ativos financeiros que o investidor escolhe para fazer com que seu dinheiro cresça.

Vale acrescentar que não é apenas o investidor mais experiente que precisa se informar a respeito da carteira de ativos. Qualquer investidor que leve seu dinheiro a sério deve buscar informações sobre as melhores formas de construir seu portfólio de investimentos.

Essa é uma medida que busca não apenas fazer com que seu dinheiro cresça, mas também que seja protegido, de forma a garantir seu estilo e qualidade de vida.

Como criar uma? Siga essas dicas básicas

Antes de apresentarmos algumas dicas que vão ajudá-lo a construir um bom portfólio de investimentos, cabe fazer uma observação: diversificar seus investimentos é a melhor solução para quem busca segurança financeira, pois, com isso, você reduz os riscos, já que não está deixando seu dinheiro em apenas um lugar.

Mas para montar uma carteira de ativos é preciso considerar algumas dicas, como estas:

Descubra seu perfil de investidor

Na hora de definir seu perfil de investidor, é preciso entender em qual ciclo financeiro você se encontra: acumulação/rentabilização ou preservação de capital? A definição do ciclo é crucial para entender a sua realidade e, com base isso, montar um perfil de investidor que tenha relação com você, bem como com seus objetivos.

Estabeleça um prazo de aplicação

O prazo de aplicação do seu investimento está diretamente relacionado à sua rentabilidade. Há, basicamente, três tipos de prazos: curto (menor que 1 ano), médio (2 a 5 anos) e longo (mais de 5 anos). Cada prazo se associa a um risco de investimento, sendo que o longo é voltado para quem tem um perfil conservador, ou seja, que não gosta de assumir riscos que possam comprometer seu dinheiro.

Busque saber o que são ativos (renda fixa e variável)

Busque também obter o máximo de informação sobre o que são ativos, tanto renda fixa como variável. Basicamente, o que você precisa saber é que os investimentos de renda fixa são mais conservadores; todavia, os de renda variável, são mais arrojados, podendo fazer seu dinheiro aumentar ou reduzir conforme o comportamento do mercado.

Realize suas aplicações

Após mapear os ativos de renda fixa e variável, realize suas aplicações. O ideal é que você diversifique seus investimentos, para que assim se mantenha protegido e tenha uma rentabilidade, tanto em curto como em médio e longo prazo.

Gostou deste conteúdo? Esperamos que sim! Saiba que você pode ter acesso a outros acompanhando as publicações em nosso blog.

Procurando um Gerenciador de InvestimentosClique aqui e conheça agora!