Você sabe como funciona o mercado de opções na bolsa de valores?

Você sabe como funciona o mercado de opções na bolsa de valores?

No mercado financeiro e, principalmente, na bolsa de valores, são muitas as operações realizadas. Uma delas, por exemplo, diz respeito ao mercado de opções. Trata-se de um ambiente repleto de oportunidades. Você já ouviu falar em opções?

Se respondeu que não, não deixe de ler este conteúdo. Nele, apresentamos não apenas o conceito desse mercado, mas também como funciona. Confira!

O que é mercado de opções?

Opções podem ser definidas como direitos que são negociados no mercado financeiro. Elas representam um documento que garante ao titular o direito de comprar/vender um certo ativo por um valor determinado em uma data preestabelecida. Assim sendo, podemos dizer que se trata de um ótimo instrumento de defesa para seus investimentos futuros.

Vale acrescentar que existem opções diversas. No país, o mercado mais conhecido é o de opções de ações, as quais são negociadas na bolsa de valores. Nesse sentido, cabe dizer que existe também opções sobre moedas, contratos futuros de juros etc.

Assim, quando você ouvir sobre “opções de Vale”, saberá do que estão falando.

Como funciona o mercado de opções?

É fato que ficou mais fácil compreender a forma de funcionamento do mercado de opções após entender o seu conceito. Na dúvida, elaboramos este tópico.

A primeira coisa que você precisa saber é que o mercado de opções é negociado na bolsa de valores ou no mercado de balcão. Quando são listadas na bolsa de valores, as opções contam com características padronizadas e têm, geralmente, vencimento estabelecido. Além disso, as garantias exigidas de quem negocia são apresentadas nesse momento (como exemplo de garantias podemos destacar a cobertura ou a margem, por exemplo).

Há também opções que são negociadas no mercado de balcão. Nesse caso, elas podem ser negociadas sem estarem padronizadas. Nessa hipótese, quem define as características das opções são os compradores e vendedores, como prazos, valores etc. Todavia, são registradas na bolsa de valores, para que esta assegure que os envolvidos cumpram suas partes.

Mas, e então, o investidor que adquire opções de compra de uma determinada ação com preço de exercício, digamos, de R$ 15,00, poderia comprar nesta data por esse mesmo preço. Nesse caso, diz-se que os R$ 15,00 é o strike das opções. No âmbito dos investimentos, strike representa o valor prefixado pelo qual o ativo pode ser negociado no mercado de opções.

Agora que você sabe o essencial sobre o mercado de opções, que tal começar a investir nesse mercado? Como vimos, é uma boa oportunidade para quem deseja alavancar as operações de investimentos e, dessa maneira, obter maiores ganhos. No entanto, é importante que as operações realizadas no âmbito do mercado de opções sejam feitas tendo por base um estudo das empresas que você pensa em investir.

Esse é, sem dúvida, o melhor caminho para quem busca proteger seus investimentos e aumentar seus rendimentos.

Gostou deste conteúdo? Esperamos que sim. A boa notícia é que você pode acessar outros como este acompanhando as publicações em nosso site. Por isso, não deixe de aproveitar!

Procurando um Gerenciador de Investimentos? Clique aqui e conheça agora!