Estratégias de investimento para quem está começando

Estratégias de investimento para quem está começando

É um fato que o número de pessoas que tem buscado novas opções de investimento vem crescendo muito no Brasil.

O baixo rendimento da poupança está impulsionando diversas pessoas a procurarem alternativas melhores de investimento.

Afinal, todo mundo que possui algum capital guardado deseja ampliar esse montante de forma considerável e – para isso – é necessário ter coragem para preterir a poupança e investir o dinheiro em opções mais rentáveis.

Contudo, grande parte das pessoas que desejam começar a investir tem medo de abandonar a segurança da poupança para buscar novas formas de investimento.

Neste texto, vamos dar algumas dicas para quem quer começar a investir e vamos falar sobre as melhores opções de investimento para quem está começando agora.

Preciso ter muito dinheiro para começar a investir?

Um dos maiores erros cometidos por pessoas que querem começar a investir é achar que é fundamental contar um capital muito significativo para iniciar as suas aplicações.

Há diversas opções de investimento acessíveis para grande parte das pessoas. Por exemplo, há a possibilidade de investir no Tesouro Direto com menos de 100 reais.

É muito importante examinar as suas finanças e verificar o capital que você tem disponível para investir. Dessa forma, é possível encontrar os investimentos mais adequados.

Qual é o seu perfil de investidor?

Após definir o valor que você pretende investir, é fundamental compreender qual é o seu perfil de investidor.

Os três perfis são: o moderado, o conservador e o arrojado (ou agressivo).

O conservador é aquele que não quer correr grandes riscos e tem a segurança como a sua prioridade na hora de investir. Por outro lado, o arrojado ou agressivo é aquele investidor que não tem medo de investir, que prefere correr riscos para ter uma lucratividade consideravelmente maior que a dos outros perfis.

O investidor moderado está em uma posição intermediária. Ou seja, ele aceita correr determinados riscos dependendo das circunstâncias.

Saber qual é o seu perfil é absolutamente fundamental para buscar a melhor carteira de investimentos.

Os investimentos precisam ser frequentes

É absolutamente fundamental ressaltar que não basta investir uma única vez, é preciso manter uma regularidade em seus investimentos para obter uma boa lucratividade.

Portanto, é mais inteligente fazer investimentos menores com uma frequência maior que realizar um grande investimento uma única vez.

Diversificar é muito importante

Outra dica fundamental para quem está começando a investir é a diversificação. Jamais concentre todo o seu capital em uma única opção de investimento.

Quando você diversifica os seus investimentos é possível aproveitar as melhores opções do mercado. Ou seja, dessa forma você pode montar uma carteira de investimentos variada e bastante lucrativa.

Opções de investimento para quem está começando

Há várias opções interessantes para investidores iniciantes, dentre elas, podemos destacar os Fundos de Investimento em Renda Fixa, as Letras de Crédito Imobiliário (LCI), o Certificado de Depósito Bancário (CDC), e as Letras de Câmbio.

Também vale destacar as Debêntures, o Certificado de Recebíveis Imobiliários (CRI) e o Tesouro Direto.

Gostou do texto? Então leia outros artigos em nosso blog.

Procurando um Gerenciador de InvestimentosClique aqui e conheça agora!