Como ter controle financeiro na reforma da casa?

Como ter controle financeiro na reforma da casa?

Fazer reformas em casa é, por diversas vezes, um processo longo e estressante, e um dos pontos que mais gera esse tipo de sensação é o custo delas, que muitas vezes acabam saindo mais caras do que foi pensado inicialmente.

Mesmo sabendo que imprevistos podem acontecer, separamos algumas dicas para você economizar o seu dinheiro na hora de fazer algum tipo de reforma em sua residência.

Defina um projeto

Decidir tudo em cima da hora custa mais caro. Por isso, mesmo que algo precise ser mudado durante o processo, é muito importante ter um projeto fixo em mente, a fim de seguir com o plano, da forma mais fiel e programada possível.

A incerteza do que se quer acaba te levando a comprar materiais que custam mais, mas que nem sempre seriam a melhor opção, dentro das suas necessidades e de seu orçamento.

Defina um orçamento

Um dos principais fatores de nervosismo, quando o assunto é reforma dentro de casa, é quando se gasta mais do que se quer, ultrapassando até o que se pode naquele momento.

Para evitar isso, estabeleça um teto para os gastos, sempre deixando uma margem para os gastos de última hora, ou seja, que não foram planejados. Então, é importante estar preparado para ter uma margem de erro, acima do que era desejado inicialmente.

Faça a reforma aos poucos

Fazer tudo ao mesmo tempo, além de ser desgastante, também acumula todos os custos de uma vez só, por isso, o ideal é, se for possível, fazer a sua reforma em algumas etapas, concluindo uma coisa de cada vez.

Com isso, fica mais fácil acompanhar a evolução de todo o processo, além de ter um controle maior do seu orçamento, sendo mais viável estabelecer os limites, ou até passar um pouco, se você julgar que vale a pena.

Para deixar essa questão mais fácil, crie uma lista, separando o que é realmente necessário e essencial, do que é desejável, mas que pode ser riscado dela. Dessa forma, você pode economizar e focar no que realmente é importante para a conclusão do projeto.

Faça pesquisa de mercado dos materiais

Para todo o material que for usado, é necessário fazer uma pesquisa, a fim de identificara as melhores oportunidades. Mesmo que a diferença entre as lojas não seja muito grande, no fim das contas, a economia tende a ser substancial.

Portanto, não despreze nem um centavo nesse momento, lembre-se de que todo dinheiro que for economizado é uma vitória. Busque a opinião dos consumidores sobre a qualidade de determinados produtos, muitas delas são facilmente achadas pesquisando na internet.

Faça pesquisa de mercado do prestador de serviço

Assim como o preço dos materiais varia, o valor cobrado pelo prestador de serviços também segue essa mesma linha. A conversa com ele é fundamental para entender o seu modo de trabalho, como aceita o pagamento etc.

Peça diversos orçamentos, até chegar em um valor interessante, que caiba no seu bolso.

Acesse o nosso site e veja mais sobre os nossos serviços de controle financeiro.

Procurando um Gerenciador Financeiro PessoalClique aqui e conheça agora!