Saiba qual é seu custo de vida

Saiba qual é seu custo de vida

Quando o assunto é educação financeira, existe um fator que sempre devemos levar em consideração na hora de reorganizarmos a nossa carteira: o nosso custo de vida. Com base em nossos gastos fixos e variáveis, conseguimos obter informações eficientes a respeito do que precisamos gastar e daquilo que não precisamos colocar dinheiro.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, confira o nosso post até o final e tire todas suas dúvidas sobre o assunto.

Afinal, o que é custo de vida?

Em suma, podemos definir que o custo de vida nada mais é do que a soma de todas as nossas despesas. Sendo assim, cada indivíduo vai possuir um valor de custo diferente, visando as suas principais necessidades do dia a dia, bem como sua renda, alimentação, infraestrutura, cuidados com a saúde, entre outros relacionados.

Ou seja, o custo de vida serve para entendermos o quão caro é morar em algum lugar, avaliando um determinado padrão de vida. Assim, para que possamos entender o nosso custo de vida, é necessário realizar a separação das informações financeiras com base em duas categorias distintas: os custos fixos e os variáveis. Vejamos o que cada delas representa:

1. Gastos fixos

Caso você não saiba, os gastos fixos ou custos essenciais são aquelas despesas que temos de pagar todos os meses, sejam valores de aluguel/condomínio, pacote de internet, mensalidades, água, luz, compras de supermercado, entre outros relacionados. Em outras palavras, os custos fixos são aqueles que não mudam.

2. Gastos variáveis

Diferente dos gastos fixos, os variáveis são aqueles que não pagamos necessariamente todos os meses, como por exemplo: roupas, viagem de férias, conserto de carro, acidentes, entre outros relacionados.

Se entendermos esse processo, fica ainda mais fácil separar os gastos que devem estar envolvidos em nosso dia a dia em relação àqueles que podem ser evitados. Assim, você obtém ainda mais clareza às suas finanças, administrando-o de maneira eficiente.

Como calcular o seu custo de vida?

Agora que você já sabe a diferença entre custo fixo e custo variável, fica ainda mais fácil entender o seu custo de vida e como calculá-lo. Assim, entendemos que o custo de vida é literalmente a quantidade de dinheiro que você gasta em um mês, por exemplo. Sendo assim, a fórmula para fazer o cálculo fica da seguinte forma:

Gastos Fixos x Gastos Variáveis = Custo Total

De forma prática, existem pessoas que preferem definir o total gasto nos custos variáveis de forma ainda mais criteriosa, para depois, realizar o cálculo dos custos fixos.

Contudo, devemos entender que existem pessoas que possuem uma variável maior em relação aos gastos fixos, e nesses casos, se o custo fixo equivale a uma média de 50% de todo o seu orçamento, pode significar que essa pessoa está gastando além do devido.

Isso porque os custos variáveis são flexíveis e podem ser trabalhados de maneira econômica, enquanto os custos fixos, não. Assim, devemos fazer com que os gastos fixos sempre sejam menores do que os variáveis, pois caso ocorra alguma emergência, você saberá que terá dinheiro em reserva para lidar com aquela questão. Nesse processo,  umbom gerenciador financeiro pode ser pode ser um grande aliado.

Gostou desse artigo? Agora que você já sabe o que é o custo de vida e a importância de entender seus gastos fixos e variáveis para obter uma melhor educação financeira, que tal ampliar o seu conhecimento sobre o assunto? Acesse agora mesmo o nosso site e conheça outras dicas exclusivas sobre saúde financeira.

Procurando um Gerenciador Financeiro PessoalClique aqui e conheça agora!