Saiba se vale mesmo a pena adquirir um cartão de credito

Saiba se vale mesmo a pena adquirir um cartão de credito

Uma das linhas de crédito mais famosas, conhecidas por quase 100% da população brasileira, é o cartão de crédito. Uma ferramenta utilizada para fins comerciais, no qual o consumidor pode usá-lo para parcelar uma compra especifica quando não tem o valor total em espécie.

Funciona como um empréstimo: o cliente toma emprestado da instituição que emite o cartão o limite, usando-o da maneira que mais lhe convém, seja parcelando ou apenas na modalidade rotativa para pagamento total no próximo vencimento. Mas como saber se realmente vale a pena ter um cartão de crédito?

Cartões de crédito são linhas altamente flexíveis e acessíveis para todos os clientes, não sendo exagero dizer que existem lojas que oferecem cartões até para clientes novos no mercado que nunca trabalharam. Por ser bastante popular, torna-se a primeira opção de grande parte dos brasileiros quando precisam de uma boa linha de crédito.

A viabilidade do cartão existe quando além do poder de compras maior, o cliente recebe benefícios pelo seu uso. Algumas emissoras de cartão oferecem determinados programas de recompensas disponíveis para quando você atinge determinado valor de uso. Pode ser a participação em sorteios ou até mesmo isenção na taxa de administração anual do cartão conhecida “anuidade”.

A anuidade é uma taxa de administração, como o próprio nome já diz, expressa ao ano que serve como “aluguel” pelo seu uso. Ela é dividida pela quantidade de meses do ano e cobrada com a periodicidade mensal.

Talvez o que mais chame a atenção e o que deve realmente ser estudado para a contratação de um cartão seja o tipo de programa de recompensas que o cartão oferece.

Existem duas linhas de pontuação que normalmente envolvem duas necessidades específicas do público, que são as pontuações LIVELO e o programa acúmulo de MILHAS. A LIVELO é um programa de pontos em que os gastos no cartão são transformados em uma pontuação que pode ser trocada por produtos, serviços ou experiências com empresas parceiras do programa.

O programa de MILHAS funciona com a mesma dinâmica do programa LIVELO. A diferença é que os gastos são revertidos em pontos que são trocados por passagens aéreas ou até mesmo descontos nas passagens, direcionados para clientes que costumam viajar.

Para que um cartão de crédito possa ser considerado vantajoso para o cliente, é preciso estudar todos os benefícios envolvidos no cartão. Uma anuidade de baixo valor com um programa de recompensas sendo ele LIVELO ou de MILHAS vale a pena, considerando uma média de gastos que você tenha por mês. Não é tão viável ter o programa de pontuações, pagar anuidade e não conseguir acumular pontos porque não utiliza o cartão.

A conclusão é que um cartão de crédito com todos os benefícios de parcelamento, programa de pontuações ou programas envolvendo descontos na anuidade vale a pena quando se tem um uso regular dele durante o mês. Um uso que permita com que o cliente consiga efetuar o acumulo de pontos e, posteriormente, trocá-los por produtos ou viagens, de acordo com as vantagens oferecidas.