Como funciona o crédito para financiamento?

Como funciona o crédito para financiamento?

Quando o assunto é financiamento, muita gente tende a se questionar sobre os grandes processos que são realizados para a concessão de um bem por meio dessa modalidade. Mas, o que muitos não sabem é que se trata de um processo simples e, quando é feito de maneira consciente e financeiramente planejada, pode se tornar a conquista de um sonho para alguém.

Quer saber como? Então, confira o nosso post até o final e tire todas as suas dúvida sobre o crédito para financiamento.

Você sabe o que significa o termo “financiamento”?

Primeiro de tudo, devemos entender que um financiamento nada mais é do que um método de compra a longo prazo. Ou seja, ele vai servir para que pessoas possam comprar bens muito caros, como é o caso de casas, apartamentos, carros, maquinários, recursos para comércio, entre outros relacionados.

De forma prática, ele funciona basicamente como um empréstimo. Quando tendemos a realizar o financiamento de um bem em questão, o banco que foi escolhido para realizar esse processo vai pagar o valor à vista para o vendedor.

Então, de forma automática, a sua dívida não será mais com a empresa que você deseja a casa, apartamento, ou o carro, mas sim com o banco que você solicitou o financiamento. Assim, a instituição financeira vai cobrar de você esse valor em parcelas extensas, e nelas, claro, estão embutidos os juros — que, muitas vezes, tornam-se super abusivos.

Portanto, durante o financiamento, você já pode utilizar o bem, mesmo sabendo que ele ainda não é completamente seu. Caso você financiou um carro e queira vendê-lo, por exemplo, você precisará da autorização do banco, que provavelmente, passará o restante da dívida para o novo proprietário do veículo. Nesses casos, ele tem duas escolhas: ou paga o carro à vista ou continua pagando as parcelas.

Além disso, caso você não pague o financiamento da forma em que foi combinado, o banco tem total liberdade para tomar o bem de volta!

Como funciona?

Na prática, o financiamento poderá mudar de acordo com a escolha da compra, da instituição financeira, do valor exigido, entre outros relacionados. Entretanto, esse processo sempre começa com a opção do bem que você deseja adquirir.

Se já existir uma parte do valor que poderá ser usado como entrada, essa quantia financeira irá reduzir o valor que vai cair sobre o financiamento. Sendo assim, você deverá apresentar os documentos necessários que são exigidos pelo banco de sua escolha, a fim de que possam ser analisados para fins de aprovação.

Geralmente, o interessado deve apresentar ao banco os seguintes documentos:

• CPF

• RG

• Comprovante de Residência

• Comprovante de Renda — geralmente dos últimos 3 meses ou até de 1 ano, dependendo do banco em questão;

• Certidão de nascimento;

• Declaração do IR (Imposto de Renda) que é destinado para profissionais que são autônomos e pessoas jurídicas.

Lembre-se que alguns financiamentos podem acabar envolvendo mais de um comprador. Quando isso ocorre, todas as partes envolvidas também precisam enviar seu documentos para realizar o financiamento. Depois disso, você vai preencher uma ficha que será enviada ao banco, logo obterá uma resposta em poucos dias.

Se o financiamento for aprovado pela instituição financeira, ela te mostrará todas as etapas e formas de pagamento. Em outras palavras, o valor das parcelas, bem como sua alteração ao longo dos anos, o tempo total de financiamento, entre outros.

Conclusão

Conforme vimos, muita gente tem um certo “preconceito” quanto aos créditos para financiamento, e isso ocorre, na grande maioria das vezes, por falta de conhecimento ou até mesmo por acharem que optarem pelo pagamento de um bem por um longo período não pode ser benéfico para o interessado.

Mas, seguindo um planejamento financeiro eficiente, você poderá realizar o pagamento dessas parcelas sem endividar-se, e muito menos, sem comprometer suas despesas pessoais ou profissionais.

Portanto, agora que você já tirou suas dúvidas sobre o financiamento, que tal ampliar o seu conhecimento sobre esse assunto? Em nosso blog há diversas dicas financeiras que podem te ajudar a tomar decisões ainda melhores.

Procurando um Gerenciador Financeiro PessoalClique aqui e conheça agora!