Crédito ou débito: o que é melhor para as minhas finanças?

Crédito ou débito: o que é melhor para as minhas finanças?

As principais formas de fazer uma compra são o cartão de débito e o cartão de crédito, mas nem sempre sabemos qual é a melhor opção para o nosso negócio e qual acaba mais prejudicando do que ajudando.

E para ajudar você a sanar essa dúvida, separamos o que cada um traz de benefícios, mas também de desvantagens, para que você coloque na balança e decida qual a melhor escolha para a sua economia.

Cartão de crédito

De maneira resumida e simples, o cartão de crédito é uma espécie de empréstimo em curto prazo, em que as instituições financeiras permitem a compra dos produtos, desde que ele seja pago na fatura seguinte.

Benefícios

Diferente do débito, ao comprar algo no crédito, você pode parcelar o pagamento de produtos, eliminando a necessidade de economizar por muito tempo, para enfim conseguir fazer a compra que tanto deseja.

Com isso, o pagamento se dilui com o tempo, cabendo em sua renda mensal, estendendo o prazo de pagamento do produto em questão.

Além disso, normalmente, ele é a melhor opção para se fazer compras online, com a aprovação da fatura sendo feita praticamente de forma instantânea, fato que não é possível quando se gera um boleto, que pode demorar até dois dias úteis para ser aprovado.

Desvantagens

Exatamente por essa facilidade na hora da compra, também pode acontecer de a pessoa perder o controle, adquirindo mais do que pode pagar. Junto disso, há também os juros, que são a consequência natural deste descontrole, causando um desequilíbrio financeiro.

Cartão de débito

Ele também é muito prático, mas diferentemente do crédito, o valor gasto sai diretamente da sua conta bancária, com a sua instituição financeira repassando o dinheiro no ato da compra, sendo o equivalente moderno do dinheiro em espécie.

Vantagens

Muitas empresas dão desconto para algumas compras à vista, já que elas receberão o valor integral, sem a necessidade de esperar pelo parcelamento.

Exatamente por não haver a possibilidade de parcelar as suas compras, a tendência é ter um maior controle financeiro, estabelecendo uma maior rigidez sobre o seu orçamento, desde que não seja necessário recorrer ao cheque especial.

Desvantagens

Como foi citado acima, não é possível parcelar as suas aquisições, o que acaba dificultando quando se quer algo mais caro, demandando uma maior economia ao longo do tempo, para que seja possível comprar tudo o que quer e/ou precisa.

Você deve usar o débito quando…

Se você tem certa dificuldade em planejar as suas finanças, já que as chances de extrapolar o seu orçamento são muito menores do que no cartão de crédito. Use-o para as compras do dia a dia e evite acumular muitas dívidas.

Você deve usar o crédito quando…

Na mesma linha do tópico anterior, se você tem uma boa disciplina financeira, controlando tudo o que entra e sai da sua conta, usar de vez em quando o crédito pode ser uma boa ideia, desde que seja com moderação. Para ajudar nesse controle, usar um bom gerenciador financeiro pode ser um grande aliado.

Acesse o nosso blog e veja mais artigos sobre controle financeiro.

Procurando um Gerenciador Financeiro PessoalClique aqui e conheça agora!