Consórcio de veículos ainda é uma boa opção? Entenda como funciona esse modelo

Consórcio de veículos ainda é uma boa opção? Entenda como funciona esse modelo

O consórcio se apresenta como uma alternativa para quem busca adquirir bens de forma mais vantajosa do que a convencional, como por meio de financiamento, por exemplo. A partir desse instrumento, é possível comprar bens como veículos e imóveis, por exemplo.

Nesse sentido, uma dúvida muito comum entre as pessoas que desejam comprar bens a partir desse instrumento é se realmente o consórcio é uma boa opção. Para saber disso e entender como essa opção funciona, continue a leitura!

O que é consórcio?

Basicamente, podemos compreender o consórcio como um produto disponível no mercado que garante que realizemos nossos sonhos quanto à aquisição de bens. Ele se diferencia do financiamento por se tratar de uma alternativa em que, primeiro, as pessoas pagam as parcelas mensalmente do consórcio para somente depois ser contemplado com uma carta de crédito, a qual lhe dará a oportunidade de comprar o veículo que deseja.

O consórcio se apresenta como uma excelente alternativa para a aquisição de veículos, principalmente quando comparada ao financiamento, pois dispensa o pagamento de juros. Geralmente, é cobrado apenas uma taxa de administração à operadora desse tipo de produto.

Como funciona o consórcio?

Na prática, o consórcio funciona da seguinte maneira: uma administradora cria um grupo de pessoas que buscam adquirir seu imóvel a partir do consórcio. Ao atingir o número de pessoas desejado nesse grupo, todos passam a pagar parcelas mensais mínimas.

Em seguida, a administradora do consórcio realiza o sorteio da carta de crédito de maneira mensal. No mínimo, um participante é sorteado por mês. Assim, por exemplo, caso o grupo tenha, digamos, 1.000 pessoas, destas uma será sorteada obrigatoriamente. O sorteado será contemplado com uma carta de crédito, que poderá utilizar para comprar o bem que deseja, seja uma moto ou carro. Há consórcios que também sorteiam carta de crédito para a compra de imóveis.

Vantagens do consórcio?

O consórcio se apresenta como uma alternativa capaz de garantir diversas vantagens para seus participantes, como:

- Planejamento de compra;

- Redução da carga tributária, uma vez que se trata de uma opção mais econômica;

- Flexibilidade quanto ao uso da carta de crédito, que poderá ser utilizada para comprar o modelo do bem que deseja e segundo o valor da carta de crédito;

- Poder de compra à vista, de maneira que pode negociar o valor e utilizar o saldo para amortizar a dívida do consórcio.

É ou não uma boa alternativa?

Diante do exposto, nota-se claramente o quanto o consórcio se apresenta como uma boa alternativa para quem busca adquirir bens, a exemplo de carro ou moto. Trata-se de uma opção de compra de bens móveis que pode garantir que economize e tenha maior poder de negociação de compra, uma vez que se trata, basicamente, de uma compra à vista.

Gostou deste conteúdo? Esperamos que sim. A boa notícia é que você pode acessar outros em nosso blog e, assim, ficar por dentro de dicas que podem facilitar sua vida. Por isso, não deixe de acompanhar as publicações em nosso blog. Combinado?