Tesouro Selic é seguro?

Tesouro Selic é seguro?

Primeiramente, é importante esclarecer que o Tesouro Selic é um investimento seguro para qualquer pessoa, tendo ou não experiência no mercado financeiro. Sendo um investimento de renda fixa, o Tesouro Selic é altamente indicado para quem já utiliza a poupança, mas deseja uma segunda opção para render seu dinheiro. O ativo oferece uma rentabilidade ainda mais interessante que a poupança, e pode ser ajustado aos desejos e prazos do investidor.

Por isso, se você pensa em viajar durante as férias, comprar o primeiro carro ou trocar de automóvel, planejar uma aposentadoria confortável ou adquirir a casa própria, o Tesouro Selic é uma alternativa bastante inteligente. Sua acessibilidade permite que o investimento inicial seja baixo, possibilitando investir com pouco capital.

São muitas as vantagens do Tesouro Selic, e para que seus benefícios fiquem ainda mais esclarecidos, confira abaixo o que saber antes de investir:

1. O que é Tesouro Selic?

Estruturado para que todos possam investir, independentemente da quantia aplicada, o Tesouro Selic é um título pós-fixado. Resumidamente, o Tesouro Selic é um empréstimo feito ao governo federal. O retorno do dinheiro emprestado corresponde ao tanto que o mesmo rendeu, com o passar do tempo.

O dinheiro investido no Tesouro Selic é, geralmente, utilizado para bancar diversos serviços essenciais para o Brasil, como:

• Educação pública de qualidade;

• Saúde acessível para todos;

• Infraestrutura e construção civil.

Antes, o Tesouro Selic era chamado de LFT, ou seja, Letras Financeiras do Tesouro. Suas características continuam as mesmas, confira quais são:

• Simplificado: seu fluxo de investimento é simples, o que consiste em aplicação e resgate, sem maiores burocracias. Esta característica é um atrativo para quem ainda possui certo medo de investir;

• Rendimento: o dinheiro rende, inevitavelmente, mesmo se o investidor não tiver experiência alguma no mercado financeiro. Sua rentabilidade acontece sem intervenção do investidor;

• Retorno positivo: o valor investido combina-se com o rendimento, impedindo que o investidor receba retorno negativo. Isto é, evitando a perda do dinheiro inicialmente investido;

• Preservação: a quantia inicial investida é preservada, fazendo com que o dinheiro renda até seu vencimento;

• Previsibilidade: é possível prever a rentabilidade do valor investido, pois o Tesouro Selic não apresenta variações muito expressivas. Com isso, o resgate do dinheiro pode ser feito antes do vencimento, sem que haja grande perda;

• Longo prazo: o investimento em Tesouro Selic é recomendado para objetivos a longo prazo, como aposentadoria, faculdade dos filhos, entre outros.

2. Existem riscos no investimento no Tesouro Selic?

O título, assim como qualquer outro, apresenta risco de crédito. Ou seja, os rendimentos podem não ser pagos ou pode ocorrer a falência do emissor. Além destes riscos, o Tesouro Selic não possui o Fundo Garantidor de Crédito como a poupança e o CDB. Entretanto, é importante salientar que a chance de falência do governo é mínima. Em um cenário como esse, todos os emissores de renda fixa tendem a falir antes. Por esta razão, é desnecessário o Fundo Garantidor de Crédito e o Tesouro Selic se firma, enfim, como um investimento extremamente seguro para qualquer pessoa.

Procurando um Gerenciador de InvestimentosClique aqui e conheça agora!