Oque é análise fundamentalista?

Oque é análise fundamentalista?

Antes de montar uma carteira de ações você precisa verificar se aquela empresa cujas ações pretende adquirir é boa e se o preço está justo, até porque certamente não quer gastar mais do que o necessário, nem investir em empresas que estão mal das pernas, não é mesmo?

Pois é, uma das técnicas de análise mais utilizada é a análise fundamentalista. Neste artigo, explicaremos o que é a análise fundamentalista e como você pode utilizá-la a seu favor para realizar investimentos lucrativos.

Fundamentos de uma empresa

A análise fundamentalista é um estudo complexo da empresa que você quer comprar, levando em conta os seus fundamentos.

Os fundamentos de uma empresa são seus aspectos contábeis: patrimônio líquido, receita, ativo total, endividamento, lucro anual etc.

Pesquisadores de instituições financeiras dependem de análises fundamentalistas de diferentes empresas dos setores em que atuam, dentro e fora do país, para verificar as tendências para as cotações dessas empresas na bolsa de valores.

O que há em uma análise fundamentalista?

Com essa análise, é possível projetar resultados de faturamento, contratação de pessoas, compra de equipamentos, importação de insumos, ou seja, verificar as condições da empresa analisada no futuro.

Trimestralmente, empresas lançam balancetes com seus fundamentos. Com essas informações, é possível fazer análises balanceadas em indicadores de balanço e indicadores de mercado.

Indicadores de balanço

Na análise dos indicadores de balanço, são levados em consideração apenas os fundamentos da empresa analisada, realizando alguns cálculos que ajudam a entender se essa empresa é ou não lucrativa.

Na análise de balanço, temos o VPA, a margem líquida, o ROE e o LPA. Entenda um pouco melhor sobre cada um deles:

- VPA: esse é o Valor Patrimonial por Ação, ou seja, se a empresa dividir seu patrimônio por cada acionista, quanto você receberá.

- Margem líquida: essa é a porcentagem da receita que vira lucro líquido, ou seja, já está com o desconto dos custos de operação; a margem líquida é a melhor forma de comparar a eficiência entre empresas do mesmo segmento.

- ROE: o ROE é a Rentabilidade sobre Patrimônio Líquido, e constitui a melhor forma de comparar empresas de setores diferentes, pois só leva em consideração informações financeiras de quanto é investido e quanto é o lucro.

- LPA: essa é a sigla para Lucro por Ação e leva em consideração a geração de lucro em relação ao total de ações disponíveis. Não adianta, por exemplo, comprar ações de uma empresa que gera muito lucro, mas também tem ações demais no mercado, pois seu ganho será baixo.

Indicadores de Mercado

Depois de analisar os indicadores de balanço e saber mais sobre a saúde financeira da empresa e sua eficiência no setor, resta verificar os indicadores de mercado, que levam em consideração o preço por cotação.

São dois indicadores: a relação P/L (Preço/Lucro) e o PSR (Price Sales Ratio).

A relação P/L é um dos indicadores mais utilizados por analistas e permite calcular o tempo de retorno do valor investido, pois leva em consideração o preço atual em relação ao lucro. Quanto maior o P/L, menos vantajoso adquirir ações dessa empresa.

Já o PSR leva em consideração a geração de receita anual, sem o desconto das despesas. Isso serve para saber se a empresa cuja ação você pretende adquirir está com um preço justo.

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